Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20432
Tipo do documento: Artigo
Título: A criação de jogos para o ensino de Libras e da escrita de sinais (ELiS): verificação e prática
Título(s) alternativo(s): Creating games for teaching brazilian Sign Language and sing writing (ELIS): verification and practice
Autor: Freitas, Guilherme Gonçalves de
Carvalho, Andréa dos Guimarães de
Resumo: O uso de jogos tem sido uma das práticas pedagógicas mais utilizadas no ensino de línguas orais e sinalizadas. As pesquisas mostram que esse recurso ajuda os alunos a compreenderem o conteúdo e promove um ambiente de descontração e prazer durante a realização das tarefas. Este trabalho teve como objetivo principal apresentar quatro jogos para o ensino de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e de Escrita das Línguas de Sinais (ELiS), descrever a forma de jogá-los em sala de aula e expor a verificação de sua eficácia. Para tanto, após a aplicação de quatro jogos, foi realizada uma pesquisa com a utilização de diários de campo como instrumento de coleta de dados, que assinalaram os resultados positivos dessas atividades.
Abstract: The usage of games has been one of the most utilized pedagogical practices in the teaching of oral and sign languages. Research shows that this resource helps students understand the content and promotes a pleasant and entertaining environment during tasks. The main goal of this work was to present four games for the teaching of Brazilian Sign Language (Libras), and the Writing of Sign Sign Language (ELiS), describe how to play them in the classroom and show their efficacy. In order to do so, after the application of four games, a research was done with the utilization of field diaries as an instrument for data collection, which highlighted the positive results of these activities.
Palavras-chave: Jogos
Jogos
ELiS
Libras
Ensino e aprendizagem
Games
Teaching and learning
ELiS
Libras
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - FL (RG)
Citação: FREITAS, Guilherme Gonçalves de; CARVALHO, Andréa dos Guimarães de. A criação de jogos para o ensino de Libras e da escrita de sinais (ELiS): verificação e prática. Sinalizar, Goiânia, v. 5, e63083, 2020. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revsinal/article/view/63083.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rs.v5.63083
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Identificador do documento: 10.5216/rs.v5.63083
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20432
Data de publicação: 1-Out-2020
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Guilherme Gonçalves de Freitas - 2020.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons