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Tipo do documento: Artigo
Título: A disciplina de Libras em cursos de licenciatura na UFG: um estudo sobre dificuldades e estratégias na aprendizagem
Título(s) alternativo(s): The discipline of Brazilian sign language in the education of future teacher: a study on drawbacks and learning strategies
La disciplina de las Libras en los cursos de licencia em UFG: un estudio sobre dificultades y estrategias en el aprendizaje
Autor: Freitas, Guilherme Gonçalves de
Faria, Juliana Guimarães
Figueiredo, Francisco José Quaresma de
Resumo: Este artigo discute sobre as dificuldades que alunos de licen ciatura encontram para aprender a língua brasileira de sinais (Libras) e, também, as estratégias utilizadas por eles durante a aprendizagem dessa língua. Os dados foram coletados por meio de questionário sub metido a 91 alunos de Libras em cursos de licenciatura na Universidade Federal de Goiás (UFG). Como resultado, esta pesquisa mostra que as maiores dificuldades estão no pouco contato com a língua, a modalida de linguística e a memorização dos sinais. Os dados mostram, também,que as principais estratégias para aprendizagem foram uso de vídeos, explicações do professor, repetição de sinais e aplicativos de celular.
Abstract: This paper discusses the difficulties undergraduate students face in learning Brazilian Sign Language (Libras) and the strategies they use to learn it. Data were collected through a questionnaire that was applied to 91 students from undergraduate courses at the Universidade Federal de Goiás (UFG). As a result, this research shows that the great amount of difficulties students face in the Libras learning process is related to the scanty contact with the language, the linguistic modality, and the memorization of the signs. It also shows that the main learning strategies used were the use of videos, explanations from the teacher, repetition, and mobile applications.
Este artículo analisa las dificultades que encuentran los estudiantes de grado para aprender el linguaje de signos brasileño (Libras) y, también, las estratégias utilizadas por ellos durante el aprendizaje de esse idioma. La investigación se realizó com 91 estudiantes de la asignatura de Libras em cursos de grado en la Universidade Federal de Goiás (UFG). Como resultado, la investigación muestra que las mayores dificultates para los estudiantes en el processo de aprendizaje de Libras son la falta de contacto com el idioma, la modalidad linguística y la memorización de los signos. También muestra que las principales estratégias para el aprendizaje fueron el uso de vídeos y aplicaciones móviles, explicaciones del maestro y repetición.
Palavras-chave: Dificuldades para a aprendizagem
Estratégias de aprendizagem
Libras
Formação de professores
Licenciatura
Drawbacks for learning
Learning strategies
Brazilian sign language
Teacher education.
Undergraduate courses
Dificultades para aprendizaje
Estrategias de aprendizaje
Lenguaje de señas brasileño
Formación de maestros
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - FL (RG)
Citação: FREITAS, Guilherme Gonçalves de; FARIA, Juliana Guimarães; FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de. A disciplina de Libras em cursos de licenciatura na UFG: um estudo sobre dificuldades e estratégias na aprendizagem. Signótica, Goiânia, v. 32, e63206, 2021. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sig/article/view/63206.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/sig.v33.63206
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Identificador do documento: 10.5216/sig.v33.63206
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20463
Data de publicação: 12-Fev-2020
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