Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20493
Tipo do documento: Artigo
Título: El contexto histórico y cultural y su influencia en la alfabetización mediática
Título(s) alternativo(s): The historical and cultural context and its influence on media literacy
O contexto histórico e cultural e sua influência na alfabetização midiática
Autor: Carvalho, Isamélia Santos Guimarães
Faria, Juliana Guimarães
Resumo: Este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância do contexto cultural e histórico na formação do sujeito e a construção de sua subjetividade, bem como sua influência no processo de alfabetização midiática e sua ação transformadora na sociedade. Incorpora os conceitos da psicologia socio-histórica e os postulados teóricos de Vygotsky. É um estudo teórico, baseado em  Bock, Furtado e Teixeira (2002), Teixeira (2002), Vygotsky (1995), Hernández (2006), González Rey (1997), Tejedor y Perceval (2008) e Pérez Tornero (2000).    Os conceitos se articulam a partir do processo de construção do conhecimento e da alfabetização midiática, tendo em conta a cultura deste novo contexto midiático e as demandas da sociedade contemporânea. Em conclusão, compreendemos que a “alfabetização midiática” é um conceito subjetivo que ultrapassa a dimensão técnica e operativa, envolvendo os aspectos cognitivos e metacognitivos do sujeito, assim como o contexto cultural no qual está inserido.
Abstract: Este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre la importancia del contexto cultural e histórico en la formación  del sujeto y la construcción de su subjetividad, bien como su influencia en el proceso de alfabetización mediática y su acción transformadora en la sociedad. Incorpora los conceptos de la psicología sociohistórica y los postulados teóricos de Vygotsky. Es un estudio teórico, basado en Bock, Furtado y Teixeira (2002), Teixeira (2002), Vygotsky (1995), Hernández (2006), González Rey (1997), Tejedor y Perceval (2008) y Pérez Tornero (2000).    Los conceptos se articulan a partir del proceso de construcción del conocimiento y la alfabetización mediática, teniendo en cuenta la cultura de este nuevo contexto mediático y las demandas de la sociedad contemporánea. En conclusión, comprendemos que la “alfabetización mediática” es un concepto subjetivo que ultrapasa la dimensión técnica y operativa, involucrando los aspectos cognitivos y metacognitivos del sujeto, así como el contexto cultural en el que se está insertado.
The objective of this article is to reflect on the importance of the cultural and historical context in the mental development of the subject, as well as the construction of his/her subjectivity, influence in the process of media literacy and its transforming capability over the society. Incorporated in this work are the concepts of social- historic psychology and the theoretical postulates of Vygotsky. It is a theoretical study, based on Bock, Furtado and Teixeira (2002), Teixeira (2002), Vygotsky (1995), Hernández (2006), Gonzalez Rey (1997), Tejedor and Perceval (2008) and Pérez Tornero (2000). The concepts are articulated around the process of knowledge construction and media literacy, accounting for the factor of culture in the new media context and the demands of contemporary society. In conclusion, it is understood that “media literacy” is a subjective concept, bypassing the technical and operational dimensions by involving cognitive and metacognitive aspects of the subject, as well as the cultural context surrounding him/her.
Palavras-chave: Alfabetización mediática
Contexto sociohistórico
Cultura
Vygotsky
Media literacy
Historical and cultural context
Culture
Alfabetização midiática
Contexto socio-histórico
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - FL (RG)
Citação: CARVALHO, Isamélia Santos Guimarães; FARIA, Juliana Guimarães. El contexto histórico y cultural y su influencia en la alfabetización mediática. Polyphonía, Goiânia, v. 30, n. 2, p. 37–48, 2020. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/65101.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: https://doi.org/10.5216/rp.v30i2.65101
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Identificador do documento: https://doi.org/10.5216/rp.v30i2.65101
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20493
Data de publicação: 19-Ago-2019
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Isamélia Santos Guimarães Carvalho - 2019.pdf182 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons