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Tipo do documento: TCC
Título: Uma análise do Festival de Cultura e Festejos Populares: a busca por um processo de ensino-aprendizagem decolonial
Título(s) alternativo(s): Analysis about the Festival of Culture and Popular Feasts: the search for a decolonial teaching-learning process
Autor: Paula, Karollina Agatha Schineider de
Primeiro orientador: Real, Márcio Penna Corte
Primeiro membro da banca: Real, Márcio Penna Corte
Silva, Kellen Cristina Prado da
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso e a pesquisa por traz dele tiveram como intuito investigar e apresentar, à luz da decolonialidade, reflexões sobre a construção e apresentação do Festival de Cultura e Festejo Popular que acontece em uma escola da rede privada goianiense. O trabalho traz a concepção de decolonialidade e cultura popular (afro)brasileira, para analisar a constituição do Festival de Cultura e Festejos Populares com a intenção contribuir com a construção de uma educação com perspectiva decolonial. Busca-se a luta decolonial como promotora da construção de uma sociedade povoada por sujeitos conscientes das consequências do colonialismo e com capacidade de agir conjuntamente em favor de uma sociedade igualitária e justa. Para tanto, a pesquisa qualitativa foi utilizada para promover a compreensão e interpretação dos conteúdos em conjunto à pesquisa bibliográfica. Toma-se como alicerce a cultura popular (afro)brasileira, estudos com temática decolonial, contra-colonial e antirracista na construção de uma educação formal que abarque a história, cultura africana e (afro)brasileira na grade de ensino, assim como determina a Lei 10.639/03.
Abstract: This undergraduate thesis and the research behind it aimed to investigate and present, based on decoloniality, reflections on the construction and presentation of the Festival of Culture and Popular Feasts. It takes place in a private school in Goiânia. The undergraduate thesis embraces the conception of decoloniality and (Afro) Brazilian culture, to analyze the constitution of the Festival. It is intended to build the defense of the construction of education in a decolonial perspective. The decolonial struggle is sought as an enabler for the construction of a society constituted by citizens aware of the consequences of colonialism, endowed with the ability to work together in favor of an egalitarian and just society. Hence, qualitative research is used to understand and interpret the content. It takes as a foundation the (Afro) Brazilian popular culture, decolonial studies, countercolonial and anti-racist themes in the defense of a formal education that encompasses history, African and (Afro) Brazilian culture in the teaching grade, as determined by Law 10.639 /03.
Palavras-chave: Educação
Decolonialismo
Eurocentrismo
Antirracismo
Cultura popular (afro)brasileira
Education
Decolonialism
Anti-racism
Eurocentrism
Popular (afro)brazilian culture
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - FE (RG)
Nome do curso: Pedagogia (RG)
Citação: PAULA, Karollina Agatha Schineider de. Uma análise do Festival de Cultura e Festejos Populares: a busca por um processo de ensino-aprendizagem decolonial. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20797
Data de publicação: 13-Abr-2022
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