Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4417
Tipo do documento: Monografia
Título: Marketing aplicado à captação de clientela adolescente em biblioteca da Rede SESC: um estudo de caso
Autor: Diniz, Andréa Aparecida
Primeiro orientador: Gouveia, José Vanderley
Primeiro membro da banca: Gouveia, José Vanderley
Sabino, Geni Anastácio
Resumo: A aplicação de marketing em todos os campos da sociedade é fato comum, posto que todos temos um produto ou uma idéia/conceito a vender. Dessa forma, cada segmento adequou as práticas de marketing aos objetivos pretendidos, visando ampliar e/ou manter sua clientela. As bibliotecas e centros de informação também adequaram os princípios de marketing ao seu campo de atuação, pois no contexto atual, informação é um bem precioso e procurado. Os princípios de marketing utilizados em bibliotecas e centros de informação são adequados aos serviços e produtos oferecidos, e devem levar em consideração o perfil do usuário, o micro-ambiente, o macro-ambiente, as demandas, desejos e necessidades dos usuários frente ao universo em que estão inseridos. Neste trabalho, os princípios de marketing foram analisados na captação de clientela usuária de bibliotecas, na faixa etária de 12 a 20 anos, considerando as necessidades informacionais, com o objetivo de identificar os elementos de marketing capazes de atraí-los ao ambiente da biblioteca. Baseado em levantamentos estatísticos que comprovaram o crescimento da clientela usuária da Biblioteca SESC Aparecida de Goiânia, foi elaborado instrumento de pesquisa para identificar perfil sócio-econômico, hábitos de leitura e compreensão do usuário em relação à biblioteca estudada. Os resultados mostraram que os usuários, que estão no perfil do cidadão de classe média baixa, utilizam a internet largamente, porém não deixam de freqüentar a biblioteca, devido ao atendimento, acervo e ambiente, e onde ampliam seus conhecimentos e círculo de amizades. O marketing direto, principal ferramenta de divulgação da biblioteca, que é realizado desde a inauguração da biblioteca, proporciona elementos capazes de atraí-los e fidelizá-los na biblioteca, funcionando como canal de divulgação da instituição. Projetos específicos de leitura, envolvendo temas como internet e debates sobre livros/autores podem ser implementados, para atender necessidades de informação e contextualização dos usuários no ambiente da biblioteca.
Palavras-chave: Marketing
Biblioteca
Rede SESC
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goias
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Biblioteconomia (RG)
Citação: DINIZ, Andréa Aparecido. Marketing aplicado à captação de clientela adolescente em biblioteca da Rede SESC: um estudo de caso. 2007. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2007.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4417
Data de publicação: 2007
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - BIBLIOTECONOMIA-ANDRÉA APARECIDA DINIZ.pdf1,18 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.