Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/10989
Tipo do documento: TCC
Título: Comparabilidade entre contabilidade regulatória e societária: um estudo das empresas do setor elétrico no período de 2010 a 2013
Autor: Oliveira, Aline Ribeiro de
Primeiro orientador: Carmo, Carlos Henrique Silva do
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Alex Mussoi
Cunha, Moisés Ferreira da
Resumo: Em 2010 foi aprovada a Resolução Normativa nº 396, que instituiu a contabilidade regulatória para as concessionárias e permissionárias de energia do setor elétrico brasileiro. Com essa resolução, as empresas ficaram obrigadas a apresentar suas demonstrações financeiras de acordo com as contabilidades regulatória e societária. Com algumas diferenças de contabilização, essas demonstrações financeiras mensuram valores distintos para uma mesma realidade econômica. Assim, o objetivo desse trabalho consistiu em investigar a magnitude da comparabilidade entre o patrimônio líquido e o lucro líquido nas demonstrações regulatórias e societárias das concessionárias de geração, transmissão e distribuição de energia do setor elétrico brasileiro. Para a consecução do objetivo, foi utilizado o Índice de Comparabilidade de Gray (1980), além de alguns testes adicionais. A amostra se baseou em todas as concessionárias de energia do setor elétrico brasileiro que divulgaram suas demonstrações financeiras regulatórias e societárias nos anos de 2010 a 2013, totalizando em 79 companhias. O estudo teve como resultados que os patrimônios líquidos e lucros líquidos societários foram superiores aos regulatórios, quando da análise das empresas do setor elétrico no geral. Na análise específica por tipo de atividade, as empresas de geração apresentaram patrimônios líquidos regulatórios, nos anos de 2010 e 2012, superiores aos societários; e nos anos de 2011 e 2013, inferiores aos societários. Já os lucros líquidos societários foram superiores aos regulatórios em todos os anos de análise. As empresas de transmissão indicaram que os patrimônios líquidos e os lucros líquidos societários foram superiores aos regulatórios. E, por fim, as empresas atuantes no ramo de distribuição apresentaram patrimônios líquidos regulatórios superiores aos societários, e lucros líquidos societários superiores aos regulatórios em 2010 e 2011, e inferiores aos regulatórios em 2012 e 2013.
Palavras-chave: Contabilidade regulatória
Comparabilidade
Ativos e passivos regulatórios
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: OLIVEIRA, Aline Ribeiro de. Comparabilidade entre contabilidade regulatória e societária: um estudo das empresas do setor elétrico no período de 2010 a 2013. 2015. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)–Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/10989
Data de publicação: Jun-2015
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Aline Ribeiro de Oliveira.pdf728,69 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.