Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/1463
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Lewry Henrique Meneses-
dc.date.accessioned2013-10-18T18:09:39Z-
dc.date.available2013-10-18T18:09:39Z-
dc.date.issued2013-10-18-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/1463-
dc.descriptionALMEIDA, Lewry Henrique Meneses. Aspectos da docência como determinantes do desempenho acadêmico no ENADE de 2009: o caso dos estudantes de graduação em ciências contábeis de instituições de educação superior públicas federais. 2013. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, 2013.pt_BR,en_US
dc.language.isopt_BRpt_BR,en_US
dc.subjectDocênciapt_BR,en_US
dc.subjectDeterminantes do desempenho acadêmicopt_BR,en_US
dc.subjectEnsino superior de ciências contábeispt_BR,en_US
dc.titleAspectos da docência como determinantes do desempenho acadêmico no ENADE de 2009: o caso dos estudantes de graduação em ciências contábeis de instituições de educação superior públicas federaispt_BR,en_US
dc.typeOtherpt_BR,en_US
dc.description.resumoEm um paradigma de educação voltado à aprendizagem dos estudantes, para melhorar o processo educativo é preciso investir nos fatores que afetam a aprendizagem escolar dos alunos. O objetivo geral deste estudo foi verificar a existência de relação entre determinados fatores referentes ao professor, dentre os quais, meios utilizados por ele para obter e aprimorar seus conhecimentos específico e didático, dos professores de graduação em Ciências Contábeis de IES públicas federais e o desempenho de seus alunos no ENADE de 2009. Para o alcance deste objetivo foi desenvolvido um estudo do tipo empírico-analítico e, por meio da análise de regressão linear simples, foi comparado o escore de cada fator relacionado aos professores dos cursos de graduação em Ciências Contábeis de IES públicas federais com os conceitos ENADE de 2009 obtidos por tais cursos. Os resultados do estudo indicam a necessidade dos professores de graduação em Ciências Contábeis de participar de programas de pós-graduação stricto sensu e de maior contato destes professores com a produção científica, dado que a titulação e a pesquisa são elementos importantes para a atualização pelo professor universitário de seus conhecimentos específico e didático, que são fundamentais para a formação de um professor universitário eficiente no exercício da atividade docente, isto é, capaz de melhorar a aprendizagem de seus alunos. Tendo em vista tais resultados, recomenda-se que as Instituições de Educação Superior invistam e incentivem seus professores a participarem de programas de pós-graduação stricto sensu e de eventos científicos e a realizarem pesquisas científicas e que os próprios professores busquem constantemente atualizar seus conhecimentos específico e didático.pt_BR,en_US
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lewry.pdf383,55 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.