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dc.creatorAguiar, Ofir Bergemann de-
dc.date.accessioned2019-08-16T15:21:39Z-
dc.date.available2019-08-16T15:21:39Z-
dc.date.issued2005-06-
dc.identifier.citationAGUIAR, Ofir Bergemann de. O conceito variável de literatura. Revista Solta a Voz, Goiânia, v. 16, n. 1, p. 89-96, 2005. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/6279/4755.pt_BR
dc.identifier.issn2236-0514-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17931-
dc.description.abstractThis article proposes a discussion on the historical relativism of the concept of literature in order to serve as argument to support the favorable judgement about including literary texts in foreign language learning. The following factors will be considered: there is no essence of literature; literary texts have nothing in common except the use of language; the status of literary text is determined by ethic, social and ideological reasons; the definition of literature depends on the way one reads a text rather than the nature of the text; reading is one of the communicative abilities to be developed in foreign language teaching.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFGpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherMaria de Fátima Cruvinelpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConceito de literaturapt_BR
dc.subjectEnsino de línguas estrangeiraspt_BR
dc.subjectConcept of literaturept_BR
dc.subjectForeign language teachingpt_BR
dc.titleO conceito variável de literaturapt_BR
dc.title.alternativeThe variable concept of literaturept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoNeste artigo, propõe-se uma discussão sobre o relativismo histórico do conceito de literatura a fim de servir de argumento para apoiar a opinião favorável quanto à inclusão de textos ditos literários na aprendizagem de línguas estrangeiras. Serão considerados os seguintes fatores: não há uma essência da literatura; textos literários nada têm em comum a não ser o uso da linguagem; a qualificação de literário é determinada por razões éticas, sociais e ideológicas; a definição de literatura depende da maneira pela qual um texto é lido e não da natureza do texto; a leitura é uma das habilidades comunicativas que devem ser desenvolvidas no ensino de línguas estrangeiras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGpt_BR
dc.identifier.doi10.5216/rp.v16i1.6279-
dc.publisher.departmentCentro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) - RGpt_BR
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