Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18059
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Lindalva Pessoni-
dc.creatorNascimento, Cláudia do-
dc.creatorSuanno, Marilza Vanessa Rosa-
dc.date.accessioned2019-08-30T12:45:44Z-
dc.date.available2019-08-30T12:45:44Z-
dc.date.issued2016-06-
dc.identifier.citationSANTOS, Lindalva Pessoni; NASCIMENTO, Cláudia do; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Estágio transdisciplinar: outra formação, outra educação, outro ensino, outra aprendizagem. Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 1, p.455-474, jan./jun. 2016. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/42324/21308.pt_BR
dc.identifier.issne- 2238-8850-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18059-
dc.description.abstractIn this article, it is proposed to present the proposal of the Supervised Internship from the 7th and 8th periods, from the Pedagogy Course, UEG, Inhumas Campuses, developed in the early years of the Elementary School in the Full-Time State School João Lobo in 2013, 2014 and 2015. Be proposal is grounded in the new emerging educational paradigm, based in the transdisciplinary, complex thinking and sustainability. One of the movements of the Internship Proposal is to rebind subject and object, scienti)c knowledge and common sense, teacher and pupil, individual and means, part and all, the local and the global, and so on. Be dichotomized vision of these elements ignores the human integrity that, in the action of living, doesn’t parcel its constitutive dimensions: the physical, the social, the cultural, the psychic, the spiritual, that converts itself in a dynamic unity. Opposed to this fragmented and exclusionary logic, what is intended to present in this article, is the elaboration and the materialization of the transdisciplinary educational practices developed in the internship; there are three projects that propose to enable the creation and the realisation of the integrated pedagogic practices connected to the complex dynamic of life. Be interlocution has been made with Moraes (1994, 2008, 2014); Morin (1996, 2000); Suanno (2014, 2015), and so on.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFGpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEvandson Paiva Ferreirapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstágio transdisciplinarpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPensamento complexopt_BR
dc.subjectParadigma emergentept_BR
dc.subjectInternship transdisiplinarypt_BR
dc.subjectTeaching trainingpt_BR
dc.subjectComplex thinkingpt_BR
dc.subjectEmerging paradigmpt_BR
dc.titleEstágio transdisciplinar: outra formação, outra educação, outro ensino, outra aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeTransdisciplinary internship: another formation, another teaching, another learningpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoNeste artigo, propõe-se apresentar e re#etir a proposta de Estágio Curricular Supervisionado do 7º e 8º períodos, do Curso de Pedagogia, UEG, Câmpus Inhumas, desenvolvida nos anos iniciais do ensino fundamental na Escola Estadual de Tempo Integral João Lobo Filho em 2013, 2014 e 2015. A Proposta está alicerçada no novo paradigma educativo emergente, baseado na transdisciplinaridade, pensamento complexo e sustentabilidade. Um dos movimentos da Proposta de Estágio é religar sujeito e objeto, conhecimento cientí)co e senso comum, professor e aluno, indivíduo e meio, parte e o todo, o local e o global, entre outros. A visão dicotomizada desses elementos ignora a inteireza humana que, no ato de viver, não parcela e nem hierarquiza as dimensões que a constitui: a física, a social, a cultural, a psíquica, a espiritual, que se converge em uma unidade dinâmica. Contrapondo essa lógica fragmentada e excludente, o que se pretende apresentar neste artigo, é a elaboração e materialização de práticas educativas transdisciplinares desenvolvida no estágio; são três projetos que propõem viabilizar a criação e realização de práticas pedagógicas integradoras vinculadas à dinâmica complexa da vida. A interlocução foi feita com Moraes (1994, 2008, 2014); Morin (1996, 2000); Suanno (2014, 2015), entre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGpt_BR
dc.identifier.doi10.5216/rp.v27i1.42324-
dc.publisher.departmentCentro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) - RGpt_BR
Aparece nas coleções:CEPAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Lindalva Pessoni Santos - 2016.pdf139,72 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons