Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19421
Tipo do documento: TCC
Título: Análise incremental do Economic Value Added (EVA) no modelo de predição de falência desenvolvido por Ohlson
Título(s) alternativo(s): Incremental analysis of Economic Value Added (EVA) in the bankruptcy prediction model developed by Ohlson
Autor: Carvalho, Juliana Ferreira de
Primeiro orientador: Cunha, Moisés Ferreira da
Primeiro membro da banca: Cunha, Moisés Ferreira da
Machado, Camila Araújo
Rech, Ilirio José
Resumo: Resumo: Informações divulgadas pelo Serasa Experian (2020) demonstraram que 6,2 milhões de empresas brasileiras estão inadimplentes e há previsão de que, diante da pandemia, haja aumento de recuperações judiciais e falências. Assim, investigar os passos que levam empresas a necessitarem de reestruturações financeiras e econômicas possibilita esclarecer causas e consequências a fim de evitar a falência. Avaliar, entretanto, se uma empresa é econômica e financeiramente viável torna-se primordial para que as perdas sejam minimizadas à luz da ótica dos stakeholders e shareholders (Teoria dos Stakeholders). Diante disso, o objetivo desta pesquisa é analisar o poder incremental do Economic Value Added (EVA) no modelo de predição de falência elaborado por Ohson (1980) em empresas listadas na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), entre 2011 a 2019. A amostra consiste em 34 empresas: 14 em recuperação judicial e 20 em não recuperação judicial. Para testar a hipótese da pesquisa, os dados foram submetidos à técnica estatística de Regressão Logística Binária (logit) por meio de dados em painel. Os resultados apontaram que o EVA aumenta o poder preditivo no modelo de Ohlson confirmando as hipóteses levantadas nesta pesquisa. As variáveis significativas foram tamanho, liquidez corrente, lucro líquido, Retorno dos Ativos (ROA), setor e Economic Value Addded (EVA). Isso significa que quanto mais a empresa agrega valor econômico, menor será a probabilidade de entrar em recuperação judicial ou falir. Como contribuição esta pesquisa trouxe a visão econômica para a análise financeira.
Palavras-chave: EVA
Recuperação judicial
Indicadores financeiros
Modelo de Ohlson
Logit
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: CARVALHO, Juliana Ferreira de. Análise incremental do Economic Value Added (EVA) no modelo de predição de falência desenvolvido por Ohlson. 2020. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19421
Data de publicação: 16-Dez-2020
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Juliana Ferreira de Carvalho - 2020.pdf6,72 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons