Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19425
Tipo do documento: TCC
Título: A influência da divulgação de informações de responsabilidade social corporativa na prática do gerenciamento de resultados das empresas brasileiras da B3
Autor: Pereira, Jakeline Oliveira
Primeiro orientador: Carmo, Carlos Henrique Silva do
Primeiro membro da banca: Carmo, Carlos Henrique Silva do
Zanolla, Ercilio
Mendonça, Júlio César Gomes
Resumo: O objetivo desse estudo foi investigar se a divulgação de informações de responsabilidade social corporativa (RSC) influencia na prática do gerenciamento de resultados das empresas brasileiras da B3, bem como verificar os tipos de relatórios de RSC divulgados pelas empresas brasileiras e o nível de evidenciação do Relato Integrado. Para isso, utilizou-se como proxy do gerenciamento de resultados os accruals discricionários calculados de acordo com os modelos de Pae (2005) e Jones modificado de Dechow, Sloan e Sweeney (1995). Como variáveis de evidenciação de RSC, utilizou-se a divulgação de Relatórios de Sustentabilidade, Relato Integrado (RI) e o nível de evidenciação do RI. Foram analisadas 274 empresas não-financeiras da B3 no período de 2015 a 2018. Empregou-se técnicas estatísticas de análise univariada, bivariada e multivariada para estudo da relação entre as variáveis. Para a análise multivariada, utilizou-se de regressões quantílicas. Os resultados apontaram a existência de uma relação negativa entre o gerenciamento de resultados por accruals discricionários e a divulgação de informações de RSC, indicando que as empresas que reportam suas práticas de responsabilidade social tendem a gerenciar menos seus resultados. Em relação aos relatórios de RSC, as empresas brasileiras publicam mais relatórios de sustentabilidade desenvolvido por meio de modelo próprio ou com base nas diretrizes da GRI. Contudo, observa-se uma tendência de aumento na adoção do relato integrado, bem como um aumento no nível de disclosure do RI ao longo do período analisado. Os achados são úteis aos investidores por sinalizarem que informações de empresas com RSC são mais transpentes e confiáveis, o que melhora as decisões tomadas por esses usuários. As evidências sobre o nível de evidenciação do Relato Integrado também são úteis às empresas, por indicarem pontos de melhoria considerando o Framework do RI. Além disso, os resultados contribuem com a literatura acerca do tema, ainda pouco explorado no ambiente brasileiro.
Palavras-chave: Gerenciamento de resultados
Accruals discricionários
Responsabilidade social corporativa
Relato integrado
Relatório de sustentabilidade
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: PEREIRA, Jakeline Oliveira. A influência da divulgação de informações de responsabilidade social corporativa na prática do gerenciamento de resultados das empresas brasileiras da B3. 2020. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19425
Data de publicação: 22-Dez-2020
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Jakeline Oliveira Pereira - 2020.pdf922,07 kBAdobe PDFBaixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.