Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19432
Tipo do documento: TCC
Título: Análise dos efeitos da reclassificação de títulos híbridos nos indicadores de desempenho de empresas abertas brasileiras
Autor: Jesus, Scarlet Silva de
Primeiro orientador: Carmo, Carlos Henrique Silva do
Primeiro membro da banca: Carmo, Carlos Henrique Silva do
Machado, Camila Araújo
Rech, Ilirio José
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar os efeitos da forma de reconhecimento dos títulos híbridos nos indicadores de desempenho das empresas brasileiras que possuíam este título reconhecido em suas demonstrações financeiras entre os anos de 2010 a 2017. Embora não haja uma regra estabelecida pelo IFRS quanto à classificação dos títulos híbridos, a Comissão de Valores Mobiliários no ano 2011 determinou que títulos com características híbridas devem ser classificados como passivo financeiro. Para a análise, foram utilizados os indicadores Participação de Capital de Terceiros; Composição do Endividamento; Endividamento Geral; Liquidez Geral e Retorno sobre Patrimônio Líquido. Foi feita a reclassificação dos títulos híbridos de passivo financeiro para patrimônio líquido e assim, analisado o efeito dessa reclassificação nos indicadores. Em seguida, foi realizado o teste de normalidade para inferir a forma de distribuição dos dados, testes paramétricos e não-paramétricos para determinar se as diferenças nas médias possuem significância e a estatística D de Cohen, para verificar o grau da relevância da diferença. Os resultados demonstraram que houve alterações nas médias dos indicadores, embora nem todas diferenças tenham sido consideradas significativas. Apenas para o Endividamento Geral não só houve significância, como também apresentou uma diferença relevante, de média para grande, segundo a estatística D-Cohen.
Palavras-chave: Passivo financeiro
Patrimônio líquido
Títulos híbridos
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: JESUS, Scarlet Silva de. Análise dos efeitos da reclassificação de títulos híbridos nos indicadores de desempenho de empresas abertas brasileiras. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19432
Data de publicação: 3-Dez-2019
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Scarlet Silva de Jesus - 2019.pdf1,22 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons