O valor da perpetuidade na avaliação de empresas no Brasil
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Data
2011-07
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Resumo
A maximização do valor de um negócio constitui-se como meta principal de gestão das empresas. O presente estudo analisa o impacto do valor terminal nos laudos de avaliação sobre o valor da empresa, tendo como objeto de estudo, as Ofertas Públicas de Aquisição de Ações dos anos de 2005 a 2009. A premissa considerada é de que o valor terminal tem maior participação no valor econômico da empresa do que o valor presente do período de projeção explícita, sendo o mesmo, correlacionado com o setor de atuação da empresa e com o período de tempo considerado para as projeções previsíveis. Os testes empíricos realizados com a utilização de estatística descritiva, medidas de tendência não-central e análise de conglomerados onde se esperava que o valor terminal tivesse maior participação percentual
no valor econômico estimado para a empresa do que a o valor presente da projeção explícita,
o mesmo não compõe a maior parte do valor da empresa avaliada, e ainda, para os setores de
construção/transporte e utilidade pública não é possível afirmar uma homogeneidade na
avaliação da perpetuidade de suas empresas, e para o período de projeção explícita de dez
anos não há discrepâncias no valor terminal de uma empresa para outra.
Descrição
Palavras-chave
Avaliação de empresas, Valor terminal, Oferta pública de ações
Citação
IARA, Renielly Nascimento; CUNHA, Moisés Ferreira da; MACHADO, Camila Araújo. O valor da perpetuidade na avaliação de empresa no Brasil. In: CONGRESSO USP - CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 11., 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2011.