Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4146
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Alex Mussoi-
dc.creatorOliveira, Susane Meira-
dc.date.accessioned2014-10-14T14:59:47Z-
dc.date.available2014-10-14T14:59:47Z-
dc.date.issued2014-06-07-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Susane Meira. Impacto do perfil dos professores na nota do ENADE: uma análise dos cursos de ciências contábeis nas universidades federais brasileiras. 2014. 52 f. Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4146-
dc.description.abstractAccounting is embedded in the global context as a primary tool in fostering information. Therefore, it is necessary for the training of professionals in this area has sufficient dimensions to encompass not only the demand for scientific and technical knowledge, as well as the ability to perceive the changes of scenarios and adapt to new realities involving the placement process and decision making. Therefore, all attention is critical to higher education in this area, in order to quality education, training of teachers, and identification of errors to improve education. With this last point, we have applied the tests to students, such as the National Examination of Student Performance (ENADE), in order to get the results of the students understand what influenced this performance and try to improve. Thus, this work aims to relate the profile of teachers of courses in Accounting in the Brazilian federal universities with notes ENADE 2012. Therefore, a search of federal universities in Brazil was carried out a search of the list of teachers, curriculum analysis Lattes, search the list of Notes of 2012 and ENADE association between the results. Through the instrument of multiple linear regression analysis, the results show that some characteristics of the teaching accounting course the federal universities are able to influence the note ENADE an average of 4%. Regarding the characteristics of teachers used in the research, initial training in Accounting, titration of specialization and gender showed significant explanation for the note ENADE 2012.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.subjectPerfil dos Docentespt_BR
dc.subjectCurrículos Lattespt_BR
dc.subjectEnadept_BR
dc.subjectProfile of Teacherspt_BR
dc.subjectAccounting Sciencespt_BR
dc.titleImpacto do perfil dos professores na nota do ENADE: Uma análise dos cursos de ciências contábeis nas universidades federais brasileiraspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoA Contabilidade está inserida no contexto global como uma ferramenta primordial no fomento de informações. Assim sendo, é necessário que a formação dos profissionais desta área possua dimensões suficientes para abarcar não só a demanda por conhecimento técnico e científico, como também a capacidade para perceber as mudanças de cenários e se adaptar às novas realidades que envolvem o processo de posicionamento e tomada de decisões. Desse modo, é fundamental toda atenção ao ensino superior dessa área, visando a qualidade de ensino, capacitação dos docentes, e identificação de erros para aperfeiçoar a educação. Com este último ponto, tem-se os exames aplicados aos alunos, como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), com o intuito de obter os resultados dos discentes, entender o que influenciou nesse desempenho e tentar melhorar. Diante disso, este trabalho pretendeu relacionar o perfil dos docentes dos cursos de Ciências Contábeis nas universidades federais brasileiras com as notas do ENADE 2012. Para tanto, foi realizada uma pesquisa das universidades federais do Brasil, uma pesquisa da lista dos docentes, análise dos currículos Lattes, pesquisa da lista de notas do ENADE 2012 e associação entre os resultados. Através do instrumento análise de regressão linear múltipla, os resultados obtidos revelam que algumas características do docente do curso de Ciências Contábeis das universidades federais são capazes de influenciar a nota do ENADE numa média de 4%. Em relação às características dos docentes utilizadas na pesquisa, a formação inicial em Ciências Contábeis, a titulação de especialização e o gênero mostraram significativas para explicação da nota do ENADE 2012.pt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGpt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Alex Mussoi-
dc.contributor.referee1Amaral, Gustavo dos Santos-
dc.contributor.referee1Nascimento, Denise Fernandes-
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (RG)pt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeis (RG)pt_BR
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis -Susane Meira Oliveira.pdf816,34 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons