Divulgação voluntária das informações ambientais: um estudo sobre o nível de evidenciação da Usiminas no período de 2008 a 2009

Resumo

A preocupação com o meio ambiente tem adquirido cada vez mais relevância em virtude dos visíveis desequilíbrios ambientais provocados pelo homem, empresas e governos que exploram recursos naturais com objetivo estritamente econômico. Entende-se que as empresas possuem o dever de prestar contas e evidenciar como utilizam os recursos naturais no processo de geração de riqueza sustentável. Este trabalho tem por objetivo identificar o nível de evidenciação ambiental da empresa Usiminas nos anos de 2008 e 2009 em relação às Diretrizes do Global Reporting Iniciative (GRI). Através da análise de conteúdo conclui-se que o nível de evidenciação da Usiminas em 2008 ficou sete pontos abaixo da média e em 2009 teve um leve crescimento chegando a 50% das diretrizes propostas pelo modelo GRI. O aumento de 7%, em 2009, é determinado pela redução em 2% de itens não atendidos e na redução dos itens atendidos apenas de forma parcial. Assim, pode-se constatar que há uma tendência de crescimento do nível de evidenciação ambiental da empresa. Essa tendência de crescimento de evidenciação pode ser explicada pelo aumento da preocupação com questões ambientais tanto por parte dos governos e entidades governamentais quanto pelo mercado e pela sociedade.

Descrição

Palavras-chave

Riqueza sustentável, Meio ambiente, Nível de evidenciação

Citação

SILVA, Daiane Lima da; ZANOLLA, Ercilio. Divulgação voluntária das informações ambientais: um estudo sobre o nível de evidenciação da Usiminas no período de 2008 a 2009. In: CONFERENCE SOUTH AMÉRICA, 2., 2011, Ribeirão Preto. Anais... Ribeirão Preto: [s.n.], 2011.