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Tipo do documento: Dissertação
Título: As conversas de Edifício Master: entre o mundo e a cena
Título(s) alternativo(s): Conversations in Master Building: between the world and the scene
Autor: Nakamura, Lucas Hideki da Silva
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/1270130596816236
Primeiro orientador: Oliveira, Rodrigo Cássio
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/0545897116631093
Primeiro coorientador: Nogueira, Lisandro Magalhães
Currículo Lattes do primeiro coorientador: http://lattes.cnpq.br/6994570742767643
Primeiro membro da banca: Oliveira, Rodrigo Cássio
Segundo membro da banca: Nogueira, Lisandro Magalhães
Terceiro membro da banca: Christino, Daniel
Quarto membro da banca: Silva, Joanise Levy da
Resumo: A pesquisa tem por objetivo investigar a trajetória dos conceitos de encenação e performance no documentário a partir da obra de maturidade do cineasta brasileiro Eduardo Coutinho: Edifício Master (2002). Neste filme, podemos compreender o processo de criação do diretor, a relação singular com os personagens do documentário e sua concepção acerca dos dispositivos. Nossa hipótese é de que o cinema de conversa de Coutinho, que encontra sua maturidade em filmes como Edifício Master, articula estratégias de encenação a certos procedimentos que visam criar uma fissura no real, possibilitando a emergência de um espaço liminar, entre o espaço cotidiano e o espaço performativo, um lugar de invenção entre quem filma e quem é filmado. Um entrelugar da performance, como define Brasil (2011): o gesto diante da mise en scène. Este trabalho explora como Eduardo Coutinho, expoente do cinema de conversação, possibilita, na fase final da sua obra, o diálogo entre o pensamento e a prática do documentário contemporâneo e a teoria da performance.
Abstract: The research aims to examine the trajectory of the concepts of staging and performance in the documentary through the work from the maturity of Brazilian filmmaker Eduardo Coutinho: Edificio Master (2002). In this film, we are able to comprehend the director’s creation process, it’s unique relationship with the documentary characters and his conception about the devices. Our hypothesis is that Coutinho’s conversation cinema, which finds its maturity on movies like Edificio Master, articulates staging strategies to certain procedures that aim to create a fissure in what is real, allowing for the emergence of a liminal space, between the everyday and the performative space. A place of invention among those who film and those who are filmed. An interweave of performance as defined by Brasil (2011): the gesture before the mise en scène. This work explores how Eduardo Coutinho, prominent name of the conversation cinema, enables, in the final phase of his work, the dialogue between contemporary documentary thought and practice and performance theory.
Palavras-chave: Documentário
Performance
Eduardo Coutinho
Mise en scène
Documentary
Performance
Eduardo Coutinho
Mise en scène
Área(s) do CNPq: OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Ciências Sociais - FCS (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Performances Culturais (FCS)
Citação: NAKAMURA, L. H. S. As conversas de Edifício Master: entre o mundo e a cena. 2020.151 f. Dissertação (Mestrado em Performances Culturais) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10905
Data de defesa: 19-Ago-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Performances Culturais (FCS)

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