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Tipo do documento: Dissertação
Título: Militarização das escolas públicas no Brasil: expansão, significados e tendências
Título(s) alternativo(s): Militarización de las escuelas públicas en Brasil: expansión, significados y tendencias
Autor: Santos, Eduardo Junio Ferreira
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/9023502483707321
Primeiro orientador: Alves, Miriam Fábia
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/4002600044640352
Primeiro membro da banca: Alves, Miriam Fábia
Segundo membro da banca: Santos, Catarina de Almeida
Terceiro membro da banca: Oliveira, João Ferreira de
Resumo: Esta dissertação se desenvolveu no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGE/UFG), na linha de pesquisa Estado, Políticas e História da Educação. Seu objetivo principal é mapear e analisar a expansão da militarização de escolas públicas de educação básica no Brasil. Entende-se por esse mapeamento a contabilização dessas escolas e o registro de suas respectivas localizações, do ano em que ocorreram as intervenções militares e da esfera administrativa na qual as escolas se inserem. Os problemas de investigação envolvem as seguintes perguntas: Em quais unidades federativas (UF) há escolas militarizadas e ou militares de educação básica? Qual a dimensão da militarização em cada uma dessas UF? Seria possível encontrar características em comum em relação à constituição dessas unidades escolares que permitam estabelecer generalizações? Quais os significados da militarização de escolas para a educação pública? Os dados que compõem a pesquisa foram coletados até dezembro de 2019, por meio de buscas em portais acadêmicos e no site Google, utilizando descritores com os termos “militar”, “militarizado” e seus congêneres e o nome das UF. Como resultado dessas buscas, catalogaram-se trabalhos acadêmicos, atos legais e textos jornalísticos como fontes. Portanto, trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico e documental. A forma e a ordem de exposição dos dados obedecem a critérios teóricos, geográficos e cronológicos. A classificação desses dados se pauta inicialmente nas reflexões de Alves et al. (2018), Cabral (2018), Jesus (2011), Sauer (2017) e outros autores que apontaram critérios para definir quais escolas entre as catalogadas nesta pesquisa são militares e quais são militarizadas. Ao final, concluise que, em 2019, a militarização de escolas públicas de educação básica se faz presente em 14 das 27 unidades federativas brasileiras: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraná, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins. A militarização não se faz presente em nenhum estado da região Sudeste. Conclui-se também que tal quadro contrasta com a política de criação de escolas militares, pois esta se manifesta principalmente no Sudeste. Demonstra-se ao longo do texto que a militarização de escolas públicas não está amparada na legislação educacional vigente, é levada a cabo por meio de diferentes instrumentos administrativos em cada UF e envolve, atualmente, tanto a militarização de escolas estaduais como a militarização de escolas municipais. A militarização de escolas públicas foi registrada pela primeira vez em 1990 no Mato Grosso e cresceu principalmente nos últimos cinco anos, e atualmente os estados com o maior número de escolas militarizadas são Bahia e Goiás. Por fim, por meio dos preceitos teóricos de Aquino (2014), Freitas (2018) e Teixeira (1996; 2002), demonstra-se que a militarização é uma ameaça aos princípios e finalidades da escola pública e resulta em seu enfraquecimento.
Abstract: Esta investigación se desarrolló en el ámbito del Programa de Posgrado en Educación de la Facultad de Educación de la Universidad Federal de Goiás (PPGE/UFG), en la línea de investigación Estado, Políticas e Historia de la Educación. Su objetivo principal es mapear y analizar la expansión de la militarización de escuelas públicas de educación básica en Brasil. Este mapeo es entendido como la contabilización de esas escuelas y el registro de sus respectivas ubicaciones, del año en que ocurrieron las intervenciones militares y de la esfera administrativa en la cual las escuelas se insertan. Los problemas de investigación se relacionan a los siguientes cuestionamientos: ¿En cuales unidades federativas (UUFF) hay escuelas militarizadas y o militares de educación básica? ¿Cuál es la dimensión de la militarización en cada una de esas UUFF? ¿ Sería posible encontrar rasgos característicos en común en relación a la constitución de esas unidades escolares que permitirían establecer generalizaciones? Cuáles son los significados de la militarización de escuelas para la educación pública? Los datos que componen la investigación fueron recopilados hasta diciembre de 2019, por medio de búsquedas en portales académicos y en site Google, utilizando descriptores compuestos por los términos “militar”, “militarizado” y sus congéneres y el nombre de las UF. Como resultado de esas búsquedas, se catalogaron trabajos académicos, actos legales y textos periodísticos como fuentes. Por lo tanto, se trata de una investigación de tipo bibliográfico y documental. La forma y el orden de la exposición de los datos obedecen a criterios teóricos, geográficos y cronológicos. La clasificación de esos datos se orienta inicialmente por las reflexiones de Alves et al. (2018), Cabral (2018), Jesus (2011), Sauer (2017) y otros autores que apuntaron criterios para definir cuales escuelas entre las catalogadas en esta investigación son militares y cuales son militarizadas. Al fin, se concluye que, en 2019, la militarización de escuelas públicas de educación básica se hizo presente en 14 de las 27 unidades federativas brasileñas: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraná, Piauí, Rondônia, Roraima, e Tocantins. La militarización no se hace presente en ningún estado de la región Sudeste. Se concluye también que tal cuadro contrasta con la política de creación de escuelas militares, pues esta se manifiesta principalmente en el Sudeste. Se demuestra al largo del texto que la militarización de escuelas públicas no está resguardada en la legislación educacional vigente, es llevada a cabo por medio de diferentes instrumentos administrativos en cada UUFF e involucra, actualmente, tanto la militarización de escuelas estaduales como la militarización de escuelas municipales. La militarización de escuelas públicas fue registrada por la primera vez en 1990 en Mato Grosso y se expandió principalmente en los últimos cinco años, y actualmente los estados con más escuelas militarizadas son Bahia y Goiás. Por fin, por medio de los aportes teóricos de Aquino (2014), Freitas (2018) y Teixeira (1996;2002), se demuestra que la militarización es una amenaza a los principios y finalidades de la escuela pública y resulta en su debilitamiento.
Palavras-chave: Escola militarizada
Escola militar
Militarização
Militarização da educação
Militarização de escolas
Escuela militarizada
Escuela militar
Militarización
Militarización de la educación
Militarización de escuelas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Educação - FE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação (FE)
Citação: SANTOS, E. J. F. Militarização das escolas públicas no Brasil: expansão, significados e tendências. 2020. 442 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11015
Data de defesa: 30-Out-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (FE)

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