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Tipo do documento: Dissertação
Título: A educação para as relações étnico-raciais em escolas da rede municipal de educação de Goiânia
Título(s) alternativo(s): Education for ethnic-racial relations in the municipal schools of education Goiânia
Autor: Noronha, Flávia Dayana Almeida
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/6844144132235010
Primeiro orientador: Oliveira, João Ferreira de
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/9753142663168623
Primeiro membro da banca: Oliveira, João Ferreira de
Segundo membro da banca: Pessoa, Jadir de Morais
Terceiro membro da banca: Santos, Catarina de Almeida
Resumo: Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás na linha de pesquisa Estado, Políticas e História da Educação. A pesquisa analisou e refletiu sobre a obrigatoriedade da inclusão da temática "História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo escolar (Lei n. 10.639/2003), examinando, em particular, se o trabalho com esta temática está ou não potencializando uma educação para as relações étnico-raciais nas escolas públicas da Rede Municipal de Ensino (RME) de Goiânia. O corpo teórico deste trabalho está referenciado, sobretudo, pelos argumentos de Gomes (2005; 2008; 2011a; 2011b) e Pierucci (1999) para pensar a relação diversidade/diferença na educação para as relações étnico-raciais e de Moreira (1990; 1997; 1998; 2005) e Bourdieu (1975; 1989; 2009) para localizar e refletir sobre os agentes mobilizadores do campo do currículo. O processo de investigação e de exposição orientou-se por uma perspectiva metodológica qualitativa e crítico-analítica. O trabalho de investigação articulou-se em três momentos: pesquisa bibliográfica; pesquisa documental e pesquisa de campo. Foi constatado que o trabalho escolar realizado nas experiências e práticas das escolas pesquisadas não foi diretamente mobilizado pela promulgação da Lei n. 10.639/2003, embora venha sendo revisto e reconfigurado a partir da mesma, visando encontrar formas que possam colaborar para o debate sobre a necessidade de se construir relações étnico-raciais baseadas no respeito e na compreensão da dimensão conflituosa da diferença, em que pese a existência de fatores que limitam a realização deste trabalho, tais como: formação continuada fragmentada; carga horária excessiva; resistência de alguns profissionais que se apóiam no mito da democracia racial e/ou no neo-racismo; falta de acompanhamento e apoio ao trabalho realizado; hierarquização de conhecimentos. É importante uma ação conjunta entre SME/Goiânia, CME, Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR/Goiânia, Fóruns representativos da sociedade civil organizada e Instituições de Pesquisa, que vêm acumulando o debate sobre as Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, para se construir uma política de implementação da legislação nas escolas da RME e na cidade de Goiânia como um todo.
Abstract: This work was developed in the Education Post-Graduation Program of the Faculty of Education of the Federal University of Goiás inserted in the research line: State, Policy and History of Education. The research analyzed and reflected about the mandatory inclusion of the theme "Afro-Brazilian History and Culture" in the school curriculum (law no. 10.639/2003), examining, in a specific case, if theme or has been enhancing or not the education for ethnic-racial relations in the public schools of the Municipal School System (RME) from Goiânia. The theoretical background of this work is based mainly by the arguments of Gomes (2005, 2008, 2011a, 2011b) and Pierucci (1999) in what concerns regarding diversity/difference in an education for ethnic-racial relationship; and Moreira (1990, 1997, 1998, 2005) and Bourdieu (1975, 1989, 2009) in what concerns finding and reflecting on the mobilizing agents of the curriculum field. The process of research and exposure was guided by a qualitative and critical-analytical methodological approach. The research was articulated in three stages: literature review; documental research and field research. It was observed that the school work done on the experiences and practices of the surveyed schools was not directly mobilized by the enactment of law no. 10.639/2003, but, however, has been revised and rewritten from the same, in order to find ways that can contribute to the debate on the need to build ethnic-racial relationships based on respect and understanding of conflictual dimension of difference, despite the existence of factors that limit this work, such as: fragmented continuing education; excessive workload; resistance of some/professional who rely on the myth of racial democracy and/or neo-racism; lack of monitoring and supporting the work. It is decisive joint action among SME/Goiânia, CME, Municipal Secretary of Racial Equality Promotion - SEPPIR/Goiânia, representative forums of civil society organizations and research institutions, which have been organizing the debate about Ethnic-racial Relations and Afro-Brazilian and African History and Culture Teaching, to build a policy for implementing the legislation on the RME schools and in the city of Goiânia as a whole.
Palavras-chave: Diversidade
Currículo
Educação étnico-racial
Práticas escolares
Diversity
Curriculum
Ethnic-racial education
Scholar practices
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Educação - FE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação (FE)
Citação: NORONHA, F. D. A . A educação para as relações étnico-raciais em escolas da rede municipal de educação de Goiânia. 2014. 199 f. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4224
Data de defesa: 25-Ago-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (FE)

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