Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8702
Tipo do documento: Tese
Título: O livro didático de português: abordagem discursiva de exercícios de compreensão de texto
Título(s) alternativo(s): The portuguese textbook: a discourse approach to text comprehension exercises
Autor: Carvalhaes, Wesley Luis
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/8551744146787993
Primeiro orientador: Fernandes, Eliane Marquez da Fonseca
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/6909779518031618
Primeiro membro da banca: Fernandes, Eliane Marquez da Fonseca
Segundo membro da banca: Souza, Agostinho Potenciano de
Terceiro membro da banca: Oliveira, Hélvio Frank de
Quarto membro da banca: Sousa Filho, Sinval Martins de
Quinto membro da banca: Ricardo, Stella Maris Bortoni de Figueiredo
Resumo: O trabalho O livro didático de português: abordagem discursiva de exercícios de compreensão de texto objetiva analisar, à luz das contribuições teóricas dos estudos do texto e do discurso, as operações propostas por questões de compreensão de texto no livro didático de português (LDP), verificando como essas questões concretizam as concepções de língua, texto, ensino e leitura que os autores do livro apresentam no manual do professor que acompanha o LDP. A pesquisa toma como corpus de análise as questões de interpretação de texto de dois dos LDP de 9º ano do ensino fundamental mais adotados nas escolas públicas estaduais de Goiânia por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no triênio 2011-2013: Cereja e Magalhães (2010) e Beltrão e Gordilho (2010). O estudo apoia-se sobre a concepção de língua como interação verbal (BAKHTIN; VOLOCHÍNOV, 2006) e entende o texto como processo social e histórico marcado pelo dialogismo. A leitura é tomada como uma atividade social por meio da qual o sentido é construído no curso das situações de interação social. A pesquisa apropria-se da noção de discurso como efeito de sentido (PÊCHEUX, 1990, 1997) e trata a leitura nessa perspectiva, pois o que alguém enuncia está ligado ao momento social e histórico em que se insere e a outros fatores que condicionam o dizer, bem como os sentidos que podem ser a partir dele construídos. Com a intenção de observar as condições históricas de produção e circulação do material didático no Brasil, o estudo realiza um percurso historiográfico-linguístico do LDP e mostra que o governo exerce um controle da produção didática por meio de dispositivos como o PNLD. Para o tratamento das questões de compreensão, é utilizada a metodologia da pesquisa documental com abordagem qualitativa e são aproveitadas como categorias de análise as tipologias de Marcuschi (1996). As análises identificam que os manuais do professor dos LDP selecionados apresentam, como suporte teórico para a elaboração dos livros, noções de língua, texto e leitura fundamentadas sobre a concepção bakhtiniana de língua como interação verbal. Mas essas noções não se concretizam na maioria dos exercícios propostos para o trabalho com o texto. As questões de compreensão de texto dos LDP analisados são constituídas majoritariamente por perguntas sobre elementos objetivamente situados no texto ou sobre operações de caráter metalinguístico e, portanto, desconsideram os elementos extratextuais a serem discutidos nas atividades que entendem a leitura como prática social. Nesse sentido, há um descompasso entre os aspectos teóricos apontados no manual do professor dos LDP analisados e as questões propostas para a abordagem do texto. Desse modo, os exercícios de interpretação dos LDP analisados não materializam a noção de língua, de ensino, de leitura e de sentido explícita no manual do professor que acompanha esses mesmos LDP.
Abstract: The doctoral dissertation O livro didático de português: abordagem discursiva de exercícios de compreensão de texto (The Portuguese textbook: a discourse approach to text comprehension exercises) aims to analyze, under the lights of theoretical contributions from text and discourse studies, the operations proposed by text comprehension questions in the Portuguese textbook (Livro Didático de Português, or LDP), investigating in what manner these questions bring to life the conceptions of language, teaching and reading presented by the authors in the teacher’s book that comes along with the LDP. The research takes as its analytical corpus the text interpretation questions from two high school ninth grade LDPs. Both books were amongst the most adopted in state public schools of the city of Goiânia (Goiás State, Brazil), under the sponsorship of the textbook national program (Plano Nacional do Livro Didático, or PNLD) for the triennium 2011-2013. They are: Cereja and Magalhães (2010), and Beltrão and Gordilho (2010). The study adopts the concept of language as verbal interaction (BAKHTIN; VOLOCHÍNOV, 2006), and perceives the text as a social and historical process, characterized by the dialogism. Reading is faced as a social activity, through which the meaning is built in the course of social interaction situations. The investigation seizes its north from the notion of discourse as a meaning effect (PÊCHEUX, 1990, 1997), and treats reading in this perspective, since what someone enunciates is connected to the social and historical moment in which he or she is inserted, as well as to other factors that influence the speech and the meanings that can be built from it. In order to observe the historical conditions for producing and distributing didactic materials in Brazil, this study takes a historiographical and linguistic path of the LDP, showing that the government controls the didactic production through mechanisms such as the above-mentioned PNLD. Regarding the text comprehension questions, the documental research methodology has been applied to the study, with a qualitative approach. The analytical categories chosen are the typologies of Marcuschi (1996). The analysis shows that the two LDPs’ teacher’s books in perspective present, as theoretical support for their elaboration, notions of language, text, and reading, rooted on Bakhtin’s concept of language as verbal interaction. However, these notions do not come to reality in the majority of the exercises proposed for working with the texts. As for the LDPs’ text comprehension questions analyzed, they are centered mainly on elements objectively found in the text or on operations of metalinguistic nature. Therefore, they do not take into consideration the extra-textual elements to be discussed in activities that comprehend reading as a social practice. In this sense, there is a mismatch between the theoretical aspects indicated in the LDPs’ teacher’s books analyzed and the proposed questions for approaching the text. Consequently, the LDPs’ text interpretation exercises analyzed do not materialize the language, teaching, reading, and meaning notions displayed in the corresponding teacher’s textbook.
Palavras-chave: Livro didático de português
Questões de compreensão de texto
Interação verbal
Bakhtin
Portuguese textbook
Text comprehension questions
Verbal interaction
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Letras - FL (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (FL)
Citação: CARVALHAES, W. L. O livro didático de português: abordagem discursiva de exercícios de compreensão de texto. 2016. 174 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8702
Data de defesa: 8-Abr-2016
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras e Linguística (FL)

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