Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13411
Tipo do documento: Artigo
Título: Algumas reflexões sobre os conteúdos de história antiga nos livros didáticos brasileiros
Autor: Silva, Gilvan Ventura da
Gonçalves, Ana Teresa Marques
Resumo: Este artigo pretende discutir alguns aspectos do modo pelo qual os conteúdos de História Antiga são tratados nos livros didáticos brasileiros. De início, constatamos que existe uma .acentuada separação entre os espaços da sala de aula e da Universidade, de modo que o saber produzido por esta última não é sistematicamente difundido nos livros didáticos escolares. Tal problema, aliado à ausência de especialistas em História Antiga nas equipes que confeccionam os livros didáticos, contribui para uma qualidade de ensino extremamente precária quando se trata da Antiguidade, aí incluída a Pré-História. O resultado é perpetuação nos livros de inúmeras simplificações de conteúdo que comprometem, algumas vezes de modo irremediável, o trabalho pedagógico desenvolvido.
Palavras-chave: História antiga
Livro didático
Educação
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de História - FH (RG)
Citação: SILVA, Gilvan Ventura; GONÇALVBES, Ana Teresa Marques. Algumas reflexões sobre os conteúdos de história antiga nos livros didáticos brasileiros. História & Ensino, Londrina, v. 7, p. 123-142, out. 2001.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5433/2238-3018.2001v7n0p123
Identificador do documento: 10.5433/2238-3018.2001v7n0p123
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13411
Data de publicação: Out-2001
Aparece nas coleções:FH - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Gilvan Ventura da Silva - 2001.pdf1,55 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons