Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13665
Tipo do documento: Artigo
Título: Grupos de estudos entre estudantes ingressantes (calouros) e veteranos: uma perspectiva alternativa de estudo e discussão na universidade
Título(s) alternativo(s): Study’s group between freshman and seniors: an alternative study and discussion perspective at the university
Autor: Ribeiro Júnior, Ramon Marcelino
Echeverría, Agustina Rosa
Resumo: Neste artigo, descreve-se e analisa-se uma experiência de Grupos de Estudos entre alunos ingressantes (calouros) e veteranos em espaços diferenciados do ambiente universitário. Trata-se de um projeto do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (IQ-UFG), e os aspectos analisados nesta pesquisa são as avaliações que os alunos desses grupos fazem sobre sua participação no projeto e a importância dela para a formação inicial. Argumentamos em favor desse tipo de trabalho de formação a partir do que entendemos como função social da universidade e do exemplo do Processo de Bolonha, especificamente do caso português. O instrumento metodológico constituiu-se de entrevistas semiestruturadas registradas em áudio e vídeo. A análise mostra que os alunos avaliam os grupos de estudos de forma positiva. Podem-se verificar também limites e potencialidades dessa proposta alternativa de formação superior.
Abstract: Study’s group between freshman and seniors: an alternative study and discussion perspective at the university. In this paper it is described and analyzed a Study’s Group experience between freshman and seniors in differential spaces of a university environment. This Study it is about a current project of the Goiás’ Federal University’s Chemistry’s Institute (GE/IQ-UFG). The analyzed aspects in this research consist of student’s evaluations about their own participation in this project and how important this is for their formative period in the university. We support this type of formative period based on what we understand of university’s ‘social function’ and from the example of Bologna’s process, specially the Portuguese case. Interviews registered in audio and video were the methodological instrument. The analysis shows that the students’ evaluations of the study’s group were positive. It could also be identified limits and potentialities’ of this alternative proposal of formative university period.
Palavras-chave: Grupo de estudos
Ensino superior
Propostas alternativas de formação
Study’s group
Formative university period
Alternative proposal of formative college period
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Química - IQ (RG)
Citação: RIBEIRO JÚNIOR, Ramon Marcelino; ECHEVERRÍA, Agustina Rosa. Grupos de estudos entre estudantes ingressantes (calouros) e veteranos: uma perspectiva alternativa de estudo e discussão na universidade. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 132-139, maio 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13665
Data de publicação: Mai-2009
Aparece nas coleções:IQ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Ramon Marcelino Ribeiro Júnior - 2009.pdf1,55 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.