Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14857
Tipo do documento: Artigo
Título: Uma abordagem sobre o ensino de ciências e matemática no programa nacional de inclusão de jovens: do discurso a prática
Título(s) alternativo(s): An approach for science and mathematics teaching in the national program for inclusion of young people: from discourse to practice
Autor: Friedrich, Márcia
Benite, Claudio Roberto Machado
Benite, Anna Maria Canavarro
Resumo: Numa tentativa de erradicação do analfabetismo e atendimento aos alunos com distorções série-idade, o governo do presidente Luis Inácio Lula da Silva (em seu primeiro mandato) implantou o Programa Brasil Alfabetizado. Neste cerne está o Programa Nacional de Inclusão de Jovens: educação, qualificação profissional e ação comunitária (PROJOVEM). No PROJOVEM o ensino de ciências e a matemática é preconizado como alicerce na formação e capacitação para o mercado de trabalho vislumbrando impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico do país. Esta é uma pesquisa participante que apresenta uma análise da proposta pedagógica do PROJOVEM. Quanto à dimensão do ensino em ciências e matemática: o PROJOVEM parece cumprir, ainda que precariamente, apenas a certificação no sentido da escolarização, ou seja, conclusão de determinado grau de ensino. Nesta perspectiva instaura-se a função reparadora, como dívida social, que denota a restauração de um direito negado: uma escola de qualidade.
Abstract: In an attempt to eradicate the illiteracy and treatment to students with age-grade distortions, the government of President Luis Inacio Lula da Silva (in his first term) implemented the Literate Brazil Program. In this context is the National Program for Inclusion of Youth: education, professional training and community action (PROJOVEM). In PROJOVEM the teaching of science and mathematics is recommended as a foundation in training and qualification for the job market aiming boost scientific and technological development of the country. This is a participatory research which reviews the proposal of pedagogical PROJOVEM. Concerning the education in science and mathematics: the PROJOVEM seems to satisfy, though precariously, only the certification for the school, or completion of specific degree of education. On this perspective introduces to restorative function as social debt, which indicates the restoration of a right denied: a school of quality.
Palavras-chave: PROJOVEM
Ensino de ciências e matemática
Educação de jovens e adultos
Mathematics and science education
Adult and youth education
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Química - IQ (RG)
Citação: FRIEDRICH, Márcia; BENITE, Claudio R Machado; BENITE, Anna M. Canavarro. Uma abordagem sobre o ensino de ciências e matemática no programa nacional de inclusão de jovens: do discurso a prática. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 10, n. 3, p. 101-124, set./dez. 2010
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/ri/14857
Data de publicação: Dez-2010
Aparece nas coleções:IQ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Márcia Friedrich - 2010.pdf183,03 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons