Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15849
Tipo do documento: Artigo
Título: Depressão e antidepressivos: temas geradores para discussão de conceitos químicos no nível médio de ensino
Título(s) alternativo(s): Anti depressive, neurotransmitters and depression: generating themes for discussion of chemical concepts in high school
Autor: Lima, Danielle Silva
Freitas, Kathynne Carvalho
Matos, Ricardo Alexandre Figueiredo
Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa
Vaz, Wesley Fernandes
Resumo: Esse trabalho tem a proposta inicial de inserir a contextualização no ensino de Química, como uma forma de favorecer o processo de ensino aprendizagem por meio de um tema gerador. Nesse enfoque o tema escolhido foi a “Depressão”, de linguagem bem atual e relevante na sociedade. A ideia é explorar conceitos relacionados à massa atômica, molecular, além de fórmulas moleculares e estruturais. A coleta de dados foi obtida por meio de vídeo, questionário e da observação participante registrada em diário de campo, optou-se pela utilização de uma abordagem qualitativa descritiva para entender e discutir os dados obtidos. Os resultados mostraram que os alunos desenvolveram uma melhor compreensão de conceitos como estrutura molecular, determinação de massa molecular, formação de íons em compostos e a associação destes conceitos e da química de uma forma geral com áreas como saúde, farmacologia e questões sociais.
Abstract: This work has the original proposal to include the contextualization and teaching chemistry, as a way of facilitating the process of learning by teaching through a theme. In this approach the theme chosen was "Depression", by language very current and relevant in society. The idea is to explore concepts related the mass number, mass molecular and molecular and structural formulas. Data collection was obtained through video, questionnaires and participant observation recorded in fieldwork, opted for the use of qualitative descriptive approach to understand and discuss the data. The results showed that the students developed a better understanding of concepts such, molecular weight determination, formation of ions in compounds and their association with concepts and chemistry of a generally with areas like health, pharmacology and social issues.
Palavras-chave: Contextualização
Tema gerador
Depressão
Contextualization
Theme generator
Depression
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Química - IQ (RG)
Citação: LIMA, Danielle Silva et al. Depressão e antidepressivos: temas geradores para discussão de conceitos químicos no nível médio de ensino. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 6, n. 3, p. 46-63, set./dez. 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.3895/S1982-873X2013000300004
Identificador do documento: 10.3895/S1982-873X2013000300004
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15849
Data de publicação: Dez-2013
Aparece nas coleções:IQ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Danielle Silva Lima - 2013.pdf1,03 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons