Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15871
Tipo do documento: Artigo
Título: Tendências para o ensino de química: o caso da interdisciplinaridade nos projetos pedagógicos das licenciaturas em química em Goiás
Título(s) alternativo(s): Trends for chemistry teaching: the case of interdisciplinarity projects of chemistry teacher education in Goiás
Autor: Mesquita, Nyuara Araújo da Silva
Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa
Resumo: Para adequar o contexto da formação de professores às orientações legais da educação básica, os projetos pedagógicos de cursos (PPC) de formação de professores inseriram em seus textos a interdisciplinaridade tratando-a como um dos eixos norteadores da proposta pedagógica. A partir de tal aspecto, esta pesquisa investigou, por meio da análise textual discursiva, oito PPCs de cursos de licenciatura em Química do estado de Goiás, buscando identificar de que forma a interdisciplinaridade está caracterizada nos PPCs e se estes documentos apresentam a viabilização da formação de caráter interdisciplinar para o futuro docente. Observamos que os PPCs apresentam a interdisciplinaridade como um dos eixos de suas propostas pedagógicas, mas não oferecem suporte teórico nem indicam os caminhos metodológicos para tal adequação.
Abstract: To adapt the context of teacher education to legal guidelines of basic education, the undergraduate program´s Pedagogical Projects of Courses (PPC) inserted interdisciplinarity in their texts, treating it as one of the guiding principles of the educational proposal. From of this aspect, this research investigated, through the discursive textual analysis, eight PPCs from Chemistry graduation programs in Goias, seeking to identify how interdisciplinarity is characterized in these PPCs and analyze if these documents show a feasible interdisciplinary training for future teachers. We observed that the PPCs have the interdisciplinarity as one of their educational proposals axes, but do not offer support theoretical or methodological ways to indicate such suitability.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Projeto pedagógico
Licenciatura em química
Interdisciplinary
Teaching project
Chemistry degree
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Química - IQ (RG)
Citação: MESQUITA, Nyuara Araújo da Silva; SOARES, Márlon H. F. B. Tendências para o ensino de química: o caso da interdisciplinaridade nos projetos pedagógicos das licenciaturas em química em Goiás. Ensaio: pesquisa em educação em ciências, Belo Horizonte, v. 14, n. 1, p. 241-255, jan./abr. 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15871
Data de publicação: Abr-2012
Aparece nas coleções:IQ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Nyuara Araújo da Silva Mesquita - 2012.pdf210,76 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons