Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17453
Tipo do documento: Artigo
Título: Produção de recursos multimeios: uso de metodologias ativas na formação textual e visual de engenheiros
Autor: Deus Júnior, Getúlio Antero de
Alves, Ricardo Henrique Fonseca
Castro, Marcelo Stehling de
Lemos, Rodrigo Pinto
Resumo: Buscou-se neste artigo apresentar as experi encias obtidas durante o processo de aprendizagem da disciplina de N ucleo Livre Produ c ao de Recursos Multimeios (PRM), ofertada pela Escola de Engenharia El etrica, Mec anica e de Computa c ao (EMC), da Universidade Federal de Goi as (UFG). S ao apresentadas as atividades e as avalia c oes dos m odulos da disciplina que utiliza as metodologias ativas Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e Aprendizagem Baseada em Projetos (PLE). Apresentam-se ainda os resultados de uma pesquisa de uma visita t ecnica realizada na Mostra Adensamento e Expans ao: Arte Contempor anea Acervo CCUFG , como atividade de fechamento do m odulo Introdu c ao 􀀀a comunica c ao textual e visual . Os resultados mostram os impactos positi- vos e negativos de algumas obras, al em de mostrar um grau de aceita c ao favor avel dos aprendentes em rela c ao 􀀀a mostra igual a sete, v rgula seis, numa escala de zero a dez. Dessa forma, a mostra contribuiu para a forma c ao textual e visual dos estudantes.
Abstract: The paper presents the experiences gained during the learning process of the Free Elective, Production of Multimedia Resources (PRM), o ered by the Department of Electrical, Mechanical and Computer Engineering (EMC) of the Federal University of Goias (UFG). It was presented the activities and the evaluation of the modules of the course PRM that uses the active learning met- hods Problem-Based Learning (PBL) and Project-Led Education (PLE). It was also presented the results of a survey realized after a technical visit in the exhibition Densi cation and expansion: contemporary art collection CCUFG as a closing activity of the Module Introduction to textual and visual communication. The results show the positive and negative impacts of some works of art, what is very common in this kind of art. In addition, it was showed a favorable acceptance of the exhibition by the students (an average of 7.6, on a scale from 0 to 10). Thus, the results show that the exhibition contributed to the visual formation of the students.
Este documento tiene como objetivo presentar las experiencias obtenidas durante el proceso de aprendizaje de lo N ucleo libre la Producci on de Recursos Multimedia (PRM), ofrecido por la Escuela de Ingenier a El ectrica, Mec anica e Inform atica (EMC) de la Universidad Federal de Goi as (UFG). Las actividades y las evaluaciones de los m odulos de la disciplina utilizan las metodolog as activas Aprendizaje Basado en Problemas (ABP) y el Aprendizaje Basado en Proyectos (PLE). Los resultados de la investigaci on se presentan tambi en, a partir de una visita t ecnica a la expo- sici on Densi caci on y Expansi on: CCUFG colecci on de arte contempor aneo como una actividad de cierre del m odulo Introducci on a la textual y la comunicaci on visual . Los resultados mues- tran los efectos positivos y negativos de algunos trabajos sucios, mostrando un grado favorable de aceptaci on de los alumnos en relaci on a la muestra igual a siete, seis puntos, en una escala de cero a diez. De esta manera, el programa contribuy o a textual de los estudiantes y entrenamiento visual.
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas
Aprendizagem baseada em projetos
Arte contemporânea
Educação em engenharia
Produção de recursos multimeios
Problem-based learning
Problem-led education
Contemporary art
Education in engineering
Production of multimedia resources
Aprendizaje basado en problemas
Aprendizaje basado en proyectos
Arte contemporaneo
Facultad de ingeniería
Produccion de recursos multimedia
País: Brasil
Instituição: Getúlio Antero de Deus Júnior
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Escola de engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação - EMC (RG)
Citação: DEUS JÚNIOR, Getúlio Antero de; ALVES, Ricardo Henrique Fonseca; CASTRO, Marcelo Stehling de; LEMOS, Rodrigo Pinto. Produção de recursos multimeios: uso de metodologias ativas na formação textual e visual de engenheiros. International Journal on Alive Engineering Education, Goiânia, v. 4, n. 1, p. 103-122, jan./june. 2017. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/ijaeedu/article/view/44358>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/ijaeedu.v4i1.44358
Identificador do documento: 10.5216/ijaeedu.v4i1.44358
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17453
Data de publicação: Jun-2017
Aparece nas coleções:EMC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Getúlio Antero de Deus Júnior - 2017.pdf872,82 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons