Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17962
Tipo do documento: Artigo
Título: O desenvolvimento das múltiplas competências no contexto escolar – avaliação e estratégias diferenciadas
Título(s) alternativo(s): The development of multiple competences in school contexts assessment and strategies
Autor: Barreto, Cláudia Santos Gonçalves
Resumo: Este artigo apresenta refl exões e estratégias de ensino-aprendizagem a partir da idéia das Múltiplas Competências no contexto escolar. Baseado nos estudos sobre as Inteligências Múltiplas é repensada a inter-relação entre as diferentes competências humanas no contexto educacional e feitas considerações sobre o processo de avaliação multidimensional do desempenho do educando dentro desta perspectiva. Quando se considera que o indivíduo possui várias competências e que cada uma delas se desenvolve e atua de maneira diferenciada, a avaliação necessariamente deverá contemplar, de forma singular, o desenvolvimento de cada aluno e suas diferentes habilidades.
Abstract: This paper presents refl ections and some learning strategies based on the ideas of Multiple Competences in school context. In the Multiple Intelligence studies, the interrelation between the different human competences in the educational context is reconsidered and they also present some considerations about the process of multidimensional assessment of the student performance in this perspective. When it is considered that the person has got many competences and that each one develops and acts in a differentiated manner, the assessment necessarily should contemplate, in a singular way, the development of each pupil and then different abilities.
Palavras-chave: Aprendizagem
Estratégias de ensino
Múltiplas competências
Multiple competences
Learning
Teaching strategies
País: Brasil
Instituição: Maria de Fátima Cruvinel
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) - RG
Citação: BARRETO, Cláudia Santos Gonçalves. O desenvolvimento das múltiplas competências no contexto escolar – avaliação e estratégias diferenciadas. Revista Solta a Voz, Goiânia, v. 18, n. 2, p. 158-171, 2007. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/2499.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rp.v18i1.2499
Identificador do documento: 10.5216/rp.v18i1.2499
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17962
Data de publicação: 2007
Aparece nas coleções:CEPAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Cláudia Santos Gonçalves Barreto - 2007.pdf91,67 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons