FEFD - Monografias - Especialização
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Navegando FEFD - Monografias - Especialização por Autor "Rêgo, Deuslene Teodoro"
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Item Gênero e sexualidade na produção acadêmica da Educação Física nos anos 2011 a 2013(Universidade Federal de Goiás, 2013-06-11) Rêgo, Deuslene TeodoroO presente trabalho tem como objetivo analisar como estão as discussões sobre gênero e sexualidade no campo da produção acadêmica de Educação Física, mas precisamente nos trabalhos de dissertação e periódicos científicos no período de 2011 a 2012. Buscamos compreender, a partir destes trabalhos como estão sendo tratados estes temas nas aulas de Educação Física e quais os tipos de pesquisas que têm sido desenvolvidas e como os conceitos de gênero e de sexualidade têm sido abordados na produção acadêmica. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental e análises dos dados qualitativas e quantitativas através da coleta de dados feita pela internet na consulta ao site da CAPES (www.capes.gov.br) com a abordagem materialista dialética que tem os programas de Pós- Graduação em Educação Física com mestrado que apresente linhas de pesquisa relacionada aos estudos sócio-pedagógicos da Educação Física escolar. Selecionar dissertações e os periódicos da Educação Física que contenham no título os termos gênero e/ou sexualidade. * O resultado da pesquisa realizada mostra que a categoria gênero é discutida em todos os seis trabalhos e a categoria sexualidade é citada em um trabalho. A Educação Física está inserida na categoria gênero e sexualidade, mas em campos de trabalhos diferentes. A conclusão apresenta que a categoria sexualidade é pouco discutida, comparada com a categoria gênero e essas categorias no âmbito escolar ainda não são debatidas/questionadas perante as situações que ocorrem nas relações de meninos e meninas em que há sempre a separação entre sexo nas aulas de Educação Física, tanto por parte dos/as alunos/os como também dos/as professores/as. É extremamente importante que os/as professores/as de Educação Física tenham conhecimento sobre as questões de gênero e sexualidade para serem trabalhadas na escola com o objetivo de reverter as desigualdades entre gênero e sexualidade evitando assim os conflitos causados pelas diferenças sexuais.