FEFD - Monografias - Especialização

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    Reflexões acerca das concepções de saúde presentes no âmbito de formação profissional da FEF/UFG
    (Universidade Federal de Goiás, 2013-06-18) Santos, Luara Faria Dos
    O presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções de saúde expressas pelos egressos dos cursos de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (UFG) e a relação com os elementos da formação acadêmica que as subsidiam. Mais especificamente pretendemos: compreender a construção dos conceitos saúde presentes na Educação Física brasileira; analisar as concepções de saúde presentes nas falas dos egressos dos cursos de licenciatura e bacharelado ofertados pela FEF/UFG; analisar os elementos da formação acadêmica que subsidiam as concepções de saúde apresentadas pelos egressos. Buscamos nos aproximar do método Materialista Histórico dialético por compreendê-lo enquanto possibilidade de desvencilhar as verdades ocultas. Como resultados, observamos que a maioria dos acadêmicos participantes da pesquisa não sabe o que se difere entre licenciatura e bacharelado no que se refere à atuação em saúde e ainda que, parte significativa dos acadêmicos apresenta uma visão restrita de saúde. Nesse sentido, concluímos que novos olhares para esse campo são necessários, bem como a qualificação da formação nesta direção.
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    Educação indígena: interfaces com a educação física
    (Universidade Federal de Goiás, 2013-06-14) Silva, Ana Paula de Melo
    Este trabalho surgiu da pesquisa monográfica feita em 2011 na Universidade Estadual de Goiás, Do Fundo do Rio para Terra: percepções sobre o corpo. A partir deste percebemos que a Educação Física Escola Indígena na cidade não era posta em discussão, dessa forma uma revisão de literatura foi feita para revisar como esta posta a Educação Física no cenário da Educação Indígena, documentos que discutem e amparam, e o contexto histórico no cenário nacional e em Aruanã. A etnia pesquisada corresponde aos Karajá, da cidade de Aruanã – Goiás, as relações sociais desse povo com os não-índios se constrói através do “trabalho” e da “educação”, então sendo reflexo no seu corpo, na expressão da tradição.
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    A inclusão de alunos com deficiência em uma escola do município de Goiânia/GO: a visão dos responsáveis
    (Universidade Federal de Goiás, 2013-06-13) Falcão, Maria do Socorro Araújo
    Este trabalho tem como temática central a inclusão de crianças com deficiência em uma escola de ensino regular da rede municipal de Goiânia/GO, pelo viés da visão dos responsáveis pelas crianças. Assim, tenho como objetivo: Investigar como os responsáveis pelas crianças com deficiências compreendem o processo de inclusão em uma escola municipal da rede regular de ensino. A pesquisa foi realizada em uma Escola Municipal de Goiânia/GO, da região Noroeste, que possui quatro crianças com deficiências diferenciadas, síndrome de Down, baixa visão causada por toxoplasmose congênita, paralisia cerebral e hidrocefalia e mielomeningocele. Entretanto a pesquisa foi realizada com as responsáveis por eles. Para realizar essa investigação optei pela pesquisa qualitativa do tipo descritiva. Como instrumento de coleta de dados utilizei um questionário com perguntas, que depois de coletados transformei cada questão em categorias, que foram analisadas e que me permitiram chegar as seguintes conclusões: o papel da família junto a escola não atende as necessidades de realização de um trabalho inclusivo; em alguns momentos a família trata a criança como se sua deficiência fosse uma doença; a escola possui características de integração e não de inclusão.
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    Uma análise preliminar dos impactos que o Pacto pela Educação tem causado na prática pedagógica da Educação Física
    (Universidade Federal de Goiás, 2013-06-13) Ribeiro, Hugo Soares
    Este trabalho está inserido no campo das políticas públicas para a educação. As políticas públicas, tanto em âmbito nacional quanto em âmbito regional, interferem diretamente na rotina da escola, no trabalho docente e no trato com a educação. Além disso, são portadoras de identidade política e ideológica, diretamente ligadas ao projeto de sociedade que legitimam e pelo qual são sustentadas. Expressam de modo mais ou menos explícito, de acordo com o caso, concepções próprias de educação, escola, currículo e trabalho docente. Nosso objeto de estudo é o programa conhecido como Pacto pela Educação, que consubstancia a nova política de Educação para o Estado de Goiás, que vem sendo implementada pela atual gestão do governo Marconi Perillo (2011-2014), gerida pelo atual Secretário de Educação do Estado, o economista Thiago Peixoto. Como objetivo geral, pretende-se compreender como se manifestam as tendências na criação de políticas públicas para a educação no Estado de Goiás e suas influências no trabalho pedagógico. Como objetivos específicos, foram definidos: compreender a concepção de educação expressa na política do Pacto pela Educação; compreender o trato que esta política pública reserva à Educação Física; e compreender como a política do Pacto pela Educação tem afetado o trabalho pedagógico em Educação Física na escola da rede estadual. O trabalho configura-se como uma combinação de pesquisa bibliográfica, documental e empírica. Para a pesquisa empírica, elaboramos um questionário sobre os possíveis impactos na prática pedagógica e administrativa dos trabalhadores da rede estadual de educação. Considerando que a pesquisa está em andamento, o que temos a apresentar aqui é um conjunto de dados e análises preliminares, ainda em fase de elaboração. Privilegiamos neste momento os aspectos da responsabilização e da meritocracia, que, além de embasarem a proposta do governo do estado e toda a sua operacionalização, aparecem de forma destacada nos dados levantados na pesquisa documental e na pesquisa empírica. Registre-se que tivemos uma acentuada dificuldade em encontrar professores, coordenadores, diretores e vice-diretores que aceitassem responder ao questionário. Até o momento, conseguimos aplicar o questionário a 7 trabalhadores da rede estadual, entre professores, coordenadores, vice-diretores e diretores.
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    Teoria da curvatura da vara: o impacto sobre a Educação Física brasileira
    (Universidade Federal de Goiás, 2013-06-11) Araújo, Eliza Mohn Nogueira de
    O presente trabalho tem com objetivo principal, compreender as implicações da curvatura da vara expressa no currículo e, conseqüentemente, na prática pedagógica dos alunos que se especializam em educação física escolar pela FEF/UFG. Inicio analisando como o currículo interfere na formação do sujeito. Na seqüência falo sobre a questão da técnica e a dicotomia dos extremos dentro das relações com algumas abordagens da educação física. Logo depois, discuto sobre a visão dos colegas à respeito dos questionamentos levantados. Percebe-se como é necessário que mais pesquisas sejam realizadas para que se aprofunde os estudos sobre o movimento dos extremos na educação física e assim se supere este paradigma.
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    A organização do trabalho pedagógico do conteúdo lutas no ensino médio do Estado de Goiás: realidade e possibilidades
    (2013-06-11) Gonçalves, Leonardo Conceição
    As lutas são expressões da cultura corporal historicamente produzida pela humanidade e, desta forma, indispensável ser socializada como conteúdo pertinente às aulas de Educação Física na escola. Assim, a presente monografia de especialização está localizada dentre as propostas de pesquisa que se dedicam a investigar a organização do trabalho pedagógico contido na política pública educacional para o Ensino Médio no Estado de Goiás. Destarte a estas considerações, tivemos como objetivo analisar a proposta curricular do Ensino Médio para a área da Educação Física, especificamente a forma como é organizado e proposto o conteúdo lutas, perspectivando levantar dados sobre o documento Referencial Curricular para o Ensino Médio (RCEM), do Estado de Goiás, e apontar algumas contribuições para a consolidação desta proposta curricular. Adotamos para efeito metodológico uma pesquisa documental, de análise qualitativa, sobre o RCEM, mais especificamente na área das línguas, códigos e suas tecnologias, componente curricular Educação Física, conteúdo lutas. A análise consistiu em pontuar e problematizar as principais proposições do documento RCEM com relação a sua estrutura funcional e os saberes propostos para o conteúdo lutas. A análise do documento RCEM nos permitiu expor proposições contributivas sobre a utilização de traços essenciais para a apreensão e organização do trabalho pedagógico do conteúdo lutas, no sentido ampliado como também na utilização do sentido restrito, a partir da diferenciação e distância entre oponentes. Com isso, aponta-se o desafio de tratar o conhecimento das lutas numa perspectiva reflexiva e crítica, contribuindo para a construção de outro projeto histórico, para além do capital.
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    A produção do conhecimento sobre o jogo no GTT escola do CBCE: um panorama da pesquisa científica entre 2007 e 2011
    (Universidade Federal de Goiás, 2013-06-11) Cauhy, Letícia Cristina de Andrade
    A construção do saber científico busca compreender as relações existentes na natureza, bem como aquelas geradas pelos grupamentos humanos. Desta forma, o conhecimento produzido apresenta-se como patrimônio da humanidade. Assim, esta pesquisa caracteriza-se dentro das propostas que se dedicam a analisar as características do conhecimento contidas em produções acadêmicas. Tivemos como objetivo delinear e descrever os indicadores da produção científica, no que se refere as matrizes teóricas e conceituais, utilizando como fonte de investigação os anais do grupo de trabalhos temáticos escola (GTTE) do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), onde se sistematizam produções acadêmicas em torno da temática jogos, particularmente apresentados no Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE), dos anos de 2007, 2009 e 2011. Para isso, nos respaldamos nos seguintes referenciais teóricos: Gamboa (1996), Huizinga (2001), Marx (1986), Souza e Silva (1997), Taffarel (1993), Neves (2005), dentre outros. Em se tratando de sua metodologia, este estudo se caracteriza como investigativo de caráter teórico, do tipo descritivo qualitativo, se pautou na discussão crítica das produções acadêmicas que fazem parte da temática jogos. Os resultados obtidos mostraram que houve predomínio da abordagem fenomenológica na produção científica dos anais do GTTE do CBCE. Nota-se que a grande maioria dos estudos admite um tratamento metodológico pouco intervencionista na realidade concreta. No que se refere às finalidades propostas e qualidades das produções acadêmicas analisadas, conclui-se que, neste período, os trabalhos carecem de produções de um conhecimento que seja socialmente relevante para a emancipação da classe trabalhadora, considerando o papel social da escola.
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    Raça e gênero nos currículos de Educação Física
    (Universidade Federal de Goiás, 2013-06-11) Jacob, Hemanuelle Di Lara Siqueira
    Esta é uma pesquisa de conclusão de curso de Especialização em Educação Física Escolar ministrado, pela Faculdade de Educação Física FEF-UFG. Intitulado de Raça e Gênero no Currículo de Educação Física, a pesquisa objetiva de forma geral identificar como ocorre a discussão e ações sobre cultura negra na escola, especificamente identificar como acontece a aplicabilidade da lei nº 10.639/03 na escola pesquisada e qual a contribuição da Educação Física nas atividades da escola que abordam o tema de raça e gênero. A metodologia utilizada foi o estudo de caso de caráter exploratório cuja fonte investigativa foi o currículo da escola e as entrevistas feitas com os professores que trabalham a questão de raça e gênero em suas aulas. Esta pesquisa busca contribuir com a reflexão sobre as possibilidades e desafios para a aplicabilidade da lei nº 10.639/03 assim como, com o processo de conscientização e valoração da cultura Afro-Brasileira e com a construção do orgulho e da identidade negra no cotidiano escolar.
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    Relações de gênero e sexualidade nas aulas de Educação Física e a necessidade de formação continuada
    (Universidade Federal de Goiás, 2013-06-11) Cabral, Dennia Pasquali e
    Este trabalho objetivou analisar se um curso de formação continuada que aborda as relações de gênero e de sexualidade em seu currículo contribui para a compreensão dessas temáticas e para seu trato pedagógico nas aulas de EF. Participaram da pesquisa 21 professore(a)s – estudantes da Pós Graduação em Educação Física Escolar da Universidade Federal de Goiás, sendo aplicados a todos questionários, e entrevista a 2 professore(a)s - estudantes que trabalhavam em escolas públicas das redes municipal (Goiânia) e estadual (Goiás). Como principais resultados destacam-se que: o contato com a discussão acadêmica de gênero e sexualidade, para a maioria do(a)s pesquisado(a)s, se deu pela primeira vez no curso de especialização e a falta de estudo desses temas na formação inicial dificulta a prática pedagógica; eles percebem, refletem e problematizam, com seus estudantes, sobre as diversas problemáticas que envolvem o gênero e sexualidade na escola; através dos conteúdos da Educação Física (EF), o(a)s professore(a)s compreendem ser possível atuar pedagogicamente e significativamente sobre os referidos temas; a principal contribuição da pós apontada foi o contato com leituras de autores da área da EF que pesquisam as temáticas, pois os sujeitos desconheciam que o campo acadêmico da EF produz sobre as mesmas; a formação continuada que apresentou um trato, mesmo que inicial, sobre as temáticas de gênero e sexualidade, como é o caso da pós graduação em Educação Física Escolar/UFG, foi compreendida como importante para a troca de experiências e para apreensão de conhecimentos relativos aos temas.
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    O ensino dos esportes nas aulas de Educação Física: com a palavra os professores
    (Universidade Federal de Goiás, 2013-06-11) Carvalho, Daniela de Lima
    Este trabalho tem como temática o estudo sobre o ensino do esporte nas aulas de Educação Física. Tem como objetivo central investigar o trabalho dos professores de Educação Física em 11 Escolas Públicas de Goiânia, a fim de constatar como ocorre o ensino das modalidades esportivas nas aulas de Educação Física. A nossa participação direta e observacional do grupo de sujeitos, que foram foco dessa pesquisa, nos permitiu elencar o seguinte problema: A metodologia de ensino tratada no interior da escola não dá conta de materializar a aprendizagem dos esportes, tornando os alunos emancipados quanto as suas diferentes formas de fruição. Para dar conta de responder ao objetivo e problemas elencamos a pesquisa qualitativa do tipo descritiva, que foi realizada com 11 professores de Educação Física na rede pública de ensino. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos o questionário e, para a análise dos dados foram identificadas algumas categorias que permitiram apresentar o relatório final. De acordo com nossa análise chegamos a algumas aproximações conclusivas: os professores não trabalham de acordo com a teoria propalada, privilegiando alguns conteúdos em detrimento de outros. Mesmo os que em suas escolas possuem uma proposta curricular de Educação Física, a ignoram, realizando seu trabalho do jeito que lhes convier, inclusive, utilizando as aulas de Educação Física como espaço para treinamento. Dessa forma os alunos saem das escolas sem um acervo motor, que lhes deem autonomia para a prática de qualquer esporte, seja para o seu lazer ou para competição.
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    A Educação Física escolar no ensino médio do CEPAE/UFG: um estudo de caso
    (Universidade Federal de Goiás, 2013-06-11) Sousa, Fabiano Alves de
    Este estudo trata da Educação Física no Ensino Médio do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE/UFG). O objetivo central desse trabalho é identificar qual é o papel da Educação Física no Ensino Médio no CEPAE/UFG. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso, utilizando os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, análise dos documentos legais, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB/1996); Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Projeto Político Pedagógico do CEPAE/UFG; Plano de Ensino da subárea da Educação Física do CEPAE/UFG; entrevista com professor do CEPAE/UFG; e também, questionário direcionado para os alunos do Ensino Médio dessa instituição de ensino. Nosso interesse foi identificar o provável desinteresse dos alunos nas aulas de Educação no Ensino Médio, pois é possível que a haja um desconhecimento por parte da comunidade escolar das bases legais e legítimas da Educação Física na escola e a sua função, o que pode indicar uma desvalorização da disciplina, especialmente no Ensino Médio. O resultado indica que a importância da Educação Física é percebida nos documentos que a legitimam como componente curricular. Percebemos ainda, que os alunos do CEPAE/UFG compreendem o papel da Educação Física no Ensino Médio e entendem que é uma importe disciplina presente no currículo desta etapa de ensino e que contribui na vida e na formação deles.
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    Avaliação da aprendizagem em ciclos de formação e a relação com a Educação Física
    (Universidade Federal de Goiás, 2013-06-11) Ramos, Rogerio Nonato Silva
    O objetivo principal do nosso estudo é realizar uma discussão teórica sobre a avaliação da aprendizagem nos ciclos de escolarização e desenvolvimento humano e sua relação com a disciplina de educação física na escola. Como possibilidades metodológicas para a construção da pesquisa, optamos por realizar um estudo bibliográfico sobre a avaliação da aprendizagem escolar nos ciclos de formação e desenvolvimento humano e sua relação com a disciplina de Educação Física. No sentido de investigar avaliação da aprendizagem na disciplina de Educação Física fizemos um levantamento da produção de conhecimentos no Banco de Teses da CAPES com a temática sobre a avaliação da aprendizagem em Educação Física Escolar, delimitado por um período que corresponde ao início da implantação dos Ciclos em Goiânia, 1998 até 2011. A pesquisa também tem a intenção de discutir a produção de conhecimento sobre a avaliação da aprendizagem em Educação Física na proposta de ciclos e estabelecer um diálogo sobre o que a Rede Municipal de Ensino de Goiânia que se organiza em ciclos propõe com relação à avaliação da aprendizagem em Educação Física Escolar. Ao final desse estudo esperamos ter contribuído para o debate educacional relacionado à avaliação da aprendizagem escolar, ciclos de desenvolvimento humano e suas implicações na disciplina de Educação Física na escola.
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    A presença da homossexualidade nas publicações da área de Educação Física
    (Universidade Federal de Goiás, 2013-06-11) Cruz, Adriana Rodrigues da
    A homossexualidade no contexto escolar é um assunto recente que merece ser discutido, pois a crescente discriminação, a homofobia e as formas estereotipadas de tratamento para o sujeito homossexual tem sido comuns nas escolas. No campo acadêmico, observa-se que na área da Educação Física já existe um conjunto de pesquisas desenvolvidas e trabalhos publicados sobre a temática da sexualidade. No entanto ainda são poucos os que abordam as questões da homossexualidade. Este trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica, que buscou identificar e analisar, em periódicos e bibliotecas on line, trabalhos que abordassem esta temática na área. Apresentamos a análise de 22 artigos e 2 dissertações de mestrado que foram levantados em periódicos da área da Educação Física e no portal do Boletim de Educação Física. As revistas pesquisadas foram: Motrivivência, UEM, Pensar a Prática, Efdeportes, Movimento. Os trabalhos levantados e analisados foram organizados em três eixos (escola em geral; diferentes campos de intervenção da Educação Física; universo da educação física escolar). Apesar de mostrarem várias fragilidades do ponto de vista do aprofundamento, dos procedimentos metodológicos e da escrita, os trabalhos mostram que é necessário um investimento acadêmico na questão da homossexualidade, pois é uma demanda social concreta para várias áreas, entre elas, a Educação Física.
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    Voleibol escolar... revisitando situações e buscando alternativas
    (Universidade Federal de Goiás, 2013-06-11) Cavalcante, Talita de Araujo
    O conteúdo voleibol, enquanto prática desportiva nas escolas públicas é indispensável para a formação física e social dos alunos, por isso o seu treinamento deve ser preciso, adequado à realidade dos alunos. O presente trabalho visa compreender através de uma revisão bibliográfica, como está sendo trabalhado o conteúdo voleibol nas escolas, quais são as principais lesões do referido esporte devido aos excessos de treinamentos, movimentações indevidas e ou repetitivas e apresenta o biribol como um esporte em ascensão no Brasil e em Goiás, um meio de se prevenir lesões e uma alternativa para a prática e aprendizagem do voleibol nas escolas da rede pública.
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    Interfaces da educação integral na rede municipal de ensino
    (Universidade Federal de Goiás, 2013-06-11) Silva, Ariane Lopes da
    O presente trabalho monográfico teve como objetivo geral compreender as articulações da Educação Física na concepção de currículo integral e no contraturno das escolas públicas de Goiânia. Tendo como objetivos específicos identificar como os documentos, projeto político pedagógico da escola, manual da educação integral 2012 tratam e fundamenta teoricamente a cultura corporal no contraturno escolar, identificar qual é o lugar dos conhecimentos da cultura corporal no contraturno da escola. Identificar e analisar as atividades mediadas pela cultura corporal e como os sujeitos compreendem as articulações dos elementos da cultura corporal. .Foi realizada uma análise documental do projeto político pedagógico da escola e manual operacional da educação integra. e entrevista com os sujeitos que atuam diretamente nas ações do programa de educação integral na escola. Os resultados indicaram que as propostas de educação integral abrangem algumas crianças dos turnos normais. Todavia o trato com cultura corporal está elucubrado nos documentos. Desse modo, discutimos as articulações da educação integral no contraturno e as intervenções da cultura corporal na escola, no sujeito na comunidade.
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    O lugar da Educação Física numa escola pública organizada por projetos de trabalho
    (Universidade Federal de Goiás, 2013-06-11) Guimarães, Wanessa Gomes Chagas
    Este trabalho teve como objetivo geral: compreender qual é o lugar da Educação Física numa escola da Rede Municipal de Ensino de Goiânia onde o currículo está organizado por projetos de trabalho, tendo como desdobramentos iniciais outros objetivos específicos como: Identificar e analisar a concepção de educação física dos documentos legais da educação; Analisar a concepção de integração curricular. (pedagogia de projetos) na perspectiva da Prefeitura de Goiânia; Analisar a prática pedagógica proposta pelos professores de Educação Física da Instituição pesquisada; Os passos adotados para trilhar tais objetivos serão: Análise documental: PPP da escola; Proposta da Rede Municipal de Ensino; Plano de ensino de educação física do professor; Entrevista com o professor de Educação Física disponível na instituição pesquisada; Plano de Aula do professor de Educação Física. No final da análise, foi possível encontrar indícios de que a proposta de pedagogia de projetos ainda não foi compreendida pelo professor de educação física, refletindo no desenvolvimento do trabalho pedagógico da disciplina na escola e que os documentos legais que orientam o Currículo da instituição pesquisada usam de fontes de distintas matrizes teóricas para fundamentar o pensamento sobre o tema, dando margens para a inconsistência pedagógica no campo escolar.
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    As artes circenses e suas contribuições para o desenvolvimento da expressão corporal e criatividade dos alunos entre 9 e 12 anos
    (Universidade Federal de Goiás, 2013-06-11) Ramos, Bruno Amaral
    O presente trabalho foi construído a partir de uma revisão bibliográfica onde buscamos compreender de que forma as artes circenses podem contribuir com o desenvolvimento da criatividade e da expressão corporal dos alunos entre 9 e 12 anos. Percorremos caminhos que passe desde o surgimento das artes circenses e suas relações com as principais abordagens da educação física até a caracterização da faixa etária em estudo, onde consideramos as questões biológicas, psicológicas, por entendermos que assim como os elementos socioculturais, essas características são de suma importância para o desenvolvimento do ser humano completo que aqui buscamos. Percebemos com auxílio das leituras, diálogos e reflexões que os conteúdos das artes circenses vêm a colaborar na construção de aulas mais lúdicas que ajudam, por sua vez, no desenvolvimento da expressão corporal, criatividade, e entre outras vivências socioculturais construídas historicamente pela sociedade que acabam por beneficiar o desenvolvimento integral dos alunos praticantes. Porém para alcançar esses objetivos é necessário que os professorem tenham um planejamento bem traçado e claro, buscando coerência entre o conteúdo, a metodologia e os objetivos. Assim veremos que as artes circenses são conhecimentos da cultura corporal que possuem na sua essência a liberdade de movimentos, a criatividade, a expressão corporal, características essas capazes de dar sua parcela de contribuição para uma educação física mais humana, sensível, crítica e reflexiva, ou seja, que não reproduza os valores da sociedade capitalista: competição, exploração, dominação, valorização dos melhores, entre outras.
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    Educação Física e saberes docentes: mapeamento da produção de conhecimentos com referências em Tardif
    (Universidade Federal de Goiás, 2013-06-11) Bernardes, Péricles Soares
    O estudo dos saberes docentes e formação profissional, especialmente no que concerne a Educação Física, são bastante abrangentes. A partir disso o objetivo deste trabalho foi estudar as inferências do autor canadense Maurice Tardif em oito periódicos da área. Foram pesquisados oitenta e três artigos e destes, somente vinte e sete correspondiam pré-requisitos da pesquisa, sendo analisados e discutidos a partir do autor supracitado. Durante a análise dos dados foram apresentados os temas pertinentes aos artigos pesquisados tais como, a composição do universo dos saberes docentes, o cotidiano e a prática profissional do docente, processos pedagógicos na escola dentre outros. A valorização profissional do docente e a sua importância no processo de ensino aprendizagem e sua função humanizadora foram ressaltados e apontados como primordial para uma educação que atenda uma sociedade geral e que vislumbre igualdade, autonomia e emancipação.
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    Gênero e sexualidade na produção acadêmica da Educação Física nos anos 2011 a 2013
    (Universidade Federal de Goiás, 2013-06-11) Rêgo, Deuslene Teodoro
    O presente trabalho tem como objetivo analisar como estão as discussões sobre gênero e sexualidade no campo da produção acadêmica de Educação Física, mas precisamente nos trabalhos de dissertação e periódicos científicos no período de 2011 a 2012. Buscamos compreender, a partir destes trabalhos como estão sendo tratados estes temas nas aulas de Educação Física e quais os tipos de pesquisas que têm sido desenvolvidas e como os conceitos de gênero e de sexualidade têm sido abordados na produção acadêmica. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental e análises dos dados qualitativas e quantitativas através da coleta de dados feita pela internet na consulta ao site da CAPES (www.capes.gov.br) com a abordagem materialista dialética que tem os programas de Pós- Graduação em Educação Física com mestrado que apresente linhas de pesquisa relacionada aos estudos sócio-pedagógicos da Educação Física escolar. Selecionar dissertações e os periódicos da Educação Física que contenham no título os termos gênero e/ou sexualidade. * O resultado da pesquisa realizada mostra que a categoria gênero é discutida em todos os seis trabalhos e a categoria sexualidade é citada em um trabalho. A Educação Física está inserida na categoria gênero e sexualidade, mas em campos de trabalhos diferentes. A conclusão apresenta que a categoria sexualidade é pouco discutida, comparada com a categoria gênero e essas categorias no âmbito escolar ainda não são debatidas/questionadas perante as situações que ocorrem nas relações de meninos e meninas em que há sempre a separação entre sexo nas aulas de Educação Física, tanto por parte dos/as alunos/os como também dos/as professores/as. É extremamente importante que os/as professores/as de Educação Física tenham conhecimento sobre as questões de gênero e sexualidade para serem trabalhadas na escola com o objetivo de reverter as desigualdades entre gênero e sexualidade evitando assim os conflitos causados pelas diferenças sexuais.