FEFD - Monografias - Especialização
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Navegando FEFD - Monografias - Especialização por Assunto "Educação Física"
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Item Avaliação da aprendizagem em ciclos de formação e a relação com a Educação Física(Universidade Federal de Goiás, 2013-06-11) Ramos, Rogerio Nonato SilvaO objetivo principal do nosso estudo é realizar uma discussão teórica sobre a avaliação da aprendizagem nos ciclos de escolarização e desenvolvimento humano e sua relação com a disciplina de educação física na escola. Como possibilidades metodológicas para a construção da pesquisa, optamos por realizar um estudo bibliográfico sobre a avaliação da aprendizagem escolar nos ciclos de formação e desenvolvimento humano e sua relação com a disciplina de Educação Física. No sentido de investigar avaliação da aprendizagem na disciplina de Educação Física fizemos um levantamento da produção de conhecimentos no Banco de Teses da CAPES com a temática sobre a avaliação da aprendizagem em Educação Física Escolar, delimitado por um período que corresponde ao início da implantação dos Ciclos em Goiânia, 1998 até 2011. A pesquisa também tem a intenção de discutir a produção de conhecimento sobre a avaliação da aprendizagem em Educação Física na proposta de ciclos e estabelecer um diálogo sobre o que a Rede Municipal de Ensino de Goiânia que se organiza em ciclos propõe com relação à avaliação da aprendizagem em Educação Física Escolar. Ao final desse estudo esperamos ter contribuído para o debate educacional relacionado à avaliação da aprendizagem escolar, ciclos de desenvolvimento humano e suas implicações na disciplina de Educação Física na escola.Item Educação Física e saberes docentes: mapeamento da produção de conhecimentos com referências em Tardif(Universidade Federal de Goiás, 2013-06-11) Bernardes, Péricles SoaresO estudo dos saberes docentes e formação profissional, especialmente no que concerne a Educação Física, são bastante abrangentes. A partir disso o objetivo deste trabalho foi estudar as inferências do autor canadense Maurice Tardif em oito periódicos da área. Foram pesquisados oitenta e três artigos e destes, somente vinte e sete correspondiam pré-requisitos da pesquisa, sendo analisados e discutidos a partir do autor supracitado. Durante a análise dos dados foram apresentados os temas pertinentes aos artigos pesquisados tais como, a composição do universo dos saberes docentes, o cotidiano e a prática profissional do docente, processos pedagógicos na escola dentre outros. A valorização profissional do docente e a sua importância no processo de ensino aprendizagem e sua função humanizadora foram ressaltados e apontados como primordial para uma educação que atenda uma sociedade geral e que vislumbre igualdade, autonomia e emancipação.Item O ensino dos esportes nas aulas de Educação Física: com a palavra os professores(Universidade Federal de Goiás, 2013-06-11) Carvalho, Daniela de LimaEste trabalho tem como temática o estudo sobre o ensino do esporte nas aulas de Educação Física. Tem como objetivo central investigar o trabalho dos professores de Educação Física em 11 Escolas Públicas de Goiânia, a fim de constatar como ocorre o ensino das modalidades esportivas nas aulas de Educação Física. A nossa participação direta e observacional do grupo de sujeitos, que foram foco dessa pesquisa, nos permitiu elencar o seguinte problema: A metodologia de ensino tratada no interior da escola não dá conta de materializar a aprendizagem dos esportes, tornando os alunos emancipados quanto as suas diferentes formas de fruição. Para dar conta de responder ao objetivo e problemas elencamos a pesquisa qualitativa do tipo descritiva, que foi realizada com 11 professores de Educação Física na rede pública de ensino. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos o questionário e, para a análise dos dados foram identificadas algumas categorias que permitiram apresentar o relatório final. De acordo com nossa análise chegamos a algumas aproximações conclusivas: os professores não trabalham de acordo com a teoria propalada, privilegiando alguns conteúdos em detrimento de outros. Mesmo os que em suas escolas possuem uma proposta curricular de Educação Física, a ignoram, realizando seu trabalho do jeito que lhes convier, inclusive, utilizando as aulas de Educação Física como espaço para treinamento. Dessa forma os alunos saem das escolas sem um acervo motor, que lhes deem autonomia para a prática de qualquer esporte, seja para o seu lazer ou para competição.Item Gênero e sexualidade na produção acadêmica da Educação Física nos anos 2011 a 2013(Universidade Federal de Goiás, 2013-06-11) Rêgo, Deuslene TeodoroO presente trabalho tem como objetivo analisar como estão as discussões sobre gênero e sexualidade no campo da produção acadêmica de Educação Física, mas precisamente nos trabalhos de dissertação e periódicos científicos no período de 2011 a 2012. Buscamos compreender, a partir destes trabalhos como estão sendo tratados estes temas nas aulas de Educação Física e quais os tipos de pesquisas que têm sido desenvolvidas e como os conceitos de gênero e de sexualidade têm sido abordados na produção acadêmica. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental e análises dos dados qualitativas e quantitativas através da coleta de dados feita pela internet na consulta ao site da CAPES (www.capes.gov.br) com a abordagem materialista dialética que tem os programas de Pós- Graduação em Educação Física com mestrado que apresente linhas de pesquisa relacionada aos estudos sócio-pedagógicos da Educação Física escolar. Selecionar dissertações e os periódicos da Educação Física que contenham no título os termos gênero e/ou sexualidade. * O resultado da pesquisa realizada mostra que a categoria gênero é discutida em todos os seis trabalhos e a categoria sexualidade é citada em um trabalho. A Educação Física está inserida na categoria gênero e sexualidade, mas em campos de trabalhos diferentes. A conclusão apresenta que a categoria sexualidade é pouco discutida, comparada com a categoria gênero e essas categorias no âmbito escolar ainda não são debatidas/questionadas perante as situações que ocorrem nas relações de meninos e meninas em que há sempre a separação entre sexo nas aulas de Educação Física, tanto por parte dos/as alunos/os como também dos/as professores/as. É extremamente importante que os/as professores/as de Educação Física tenham conhecimento sobre as questões de gênero e sexualidade para serem trabalhadas na escola com o objetivo de reverter as desigualdades entre gênero e sexualidade evitando assim os conflitos causados pelas diferenças sexuais.Item A presença da homossexualidade nas publicações da área de Educação Física(Universidade Federal de Goiás, 2013-06-11) Cruz, Adriana Rodrigues daA homossexualidade no contexto escolar é um assunto recente que merece ser discutido, pois a crescente discriminação, a homofobia e as formas estereotipadas de tratamento para o sujeito homossexual tem sido comuns nas escolas. No campo acadêmico, observa-se que na área da Educação Física já existe um conjunto de pesquisas desenvolvidas e trabalhos publicados sobre a temática da sexualidade. No entanto ainda são poucos os que abordam as questões da homossexualidade. Este trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica, que buscou identificar e analisar, em periódicos e bibliotecas on line, trabalhos que abordassem esta temática na área. Apresentamos a análise de 22 artigos e 2 dissertações de mestrado que foram levantados em periódicos da área da Educação Física e no portal do Boletim de Educação Física. As revistas pesquisadas foram: Motrivivência, UEM, Pensar a Prática, Efdeportes, Movimento. Os trabalhos levantados e analisados foram organizados em três eixos (escola em geral; diferentes campos de intervenção da Educação Física; universo da educação física escolar). Apesar de mostrarem várias fragilidades do ponto de vista do aprofundamento, dos procedimentos metodológicos e da escrita, os trabalhos mostram que é necessário um investimento acadêmico na questão da homossexualidade, pois é uma demanda social concreta para várias áreas, entre elas, a Educação Física.Item A produção do conhecimento sobre o jogo no GTT escola do CBCE: um panorama da pesquisa científica entre 2007 e 2011(Universidade Federal de Goiás, 2013-06-11) Cauhy, Letícia Cristina de AndradeA construção do saber científico busca compreender as relações existentes na natureza, bem como aquelas geradas pelos grupamentos humanos. Desta forma, o conhecimento produzido apresenta-se como patrimônio da humanidade. Assim, esta pesquisa caracteriza-se dentro das propostas que se dedicam a analisar as características do conhecimento contidas em produções acadêmicas. Tivemos como objetivo delinear e descrever os indicadores da produção científica, no que se refere as matrizes teóricas e conceituais, utilizando como fonte de investigação os anais do grupo de trabalhos temáticos escola (GTTE) do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), onde se sistematizam produções acadêmicas em torno da temática jogos, particularmente apresentados no Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE), dos anos de 2007, 2009 e 2011. Para isso, nos respaldamos nos seguintes referenciais teóricos: Gamboa (1996), Huizinga (2001), Marx (1986), Souza e Silva (1997), Taffarel (1993), Neves (2005), dentre outros. Em se tratando de sua metodologia, este estudo se caracteriza como investigativo de caráter teórico, do tipo descritivo qualitativo, se pautou na discussão crítica das produções acadêmicas que fazem parte da temática jogos. Os resultados obtidos mostraram que houve predomínio da abordagem fenomenológica na produção científica dos anais do GTTE do CBCE. Nota-se que a grande maioria dos estudos admite um tratamento metodológico pouco intervencionista na realidade concreta. No que se refere às finalidades propostas e qualidades das produções acadêmicas analisadas, conclui-se que, neste período, os trabalhos carecem de produções de um conhecimento que seja socialmente relevante para a emancipação da classe trabalhadora, considerando o papel social da escola.Item Raça e gênero nos currículos de Educação Física(Universidade Federal de Goiás, 2013-06-11) Jacob, Hemanuelle Di Lara SiqueiraEsta é uma pesquisa de conclusão de curso de Especialização em Educação Física Escolar ministrado, pela Faculdade de Educação Física FEF-UFG. Intitulado de Raça e Gênero no Currículo de Educação Física, a pesquisa objetiva de forma geral identificar como ocorre a discussão e ações sobre cultura negra na escola, especificamente identificar como acontece a aplicabilidade da lei nº 10.639/03 na escola pesquisada e qual a contribuição da Educação Física nas atividades da escola que abordam o tema de raça e gênero. A metodologia utilizada foi o estudo de caso de caráter exploratório cuja fonte investigativa foi o currículo da escola e as entrevistas feitas com os professores que trabalham a questão de raça e gênero em suas aulas. Esta pesquisa busca contribuir com a reflexão sobre as possibilidades e desafios para a aplicabilidade da lei nº 10.639/03 assim como, com o processo de conscientização e valoração da cultura Afro-Brasileira e com a construção do orgulho e da identidade negra no cotidiano escolar.Item Reflexões acerca das concepções de saúde presentes no âmbito de formação profissional da FEF/UFG(Universidade Federal de Goiás, 2013-06-18) Santos, Luara Faria DosO presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções de saúde expressas pelos egressos dos cursos de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (UFG) e a relação com os elementos da formação acadêmica que as subsidiam. Mais especificamente pretendemos: compreender a construção dos conceitos saúde presentes na Educação Física brasileira; analisar as concepções de saúde presentes nas falas dos egressos dos cursos de licenciatura e bacharelado ofertados pela FEF/UFG; analisar os elementos da formação acadêmica que subsidiam as concepções de saúde apresentadas pelos egressos. Buscamos nos aproximar do método Materialista Histórico dialético por compreendê-lo enquanto possibilidade de desvencilhar as verdades ocultas. Como resultados, observamos que a maioria dos acadêmicos participantes da pesquisa não sabe o que se difere entre licenciatura e bacharelado no que se refere à atuação em saúde e ainda que, parte significativa dos acadêmicos apresenta uma visão restrita de saúde. Nesse sentido, concluímos que novos olhares para esse campo são necessários, bem como a qualificação da formação nesta direção.