FAFIL - Artigos publicados em periódicos
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando FAFIL - Artigos publicados em periódicos por tipo de documento "Article"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A intencionalidade da percepção e do agir no jovem Hegel(Araceli Velloso, 2009-12) Klotz, Hans ChristianNos primeiros escritos da sua fase ienense, Hegel defende a con-cepção de uma identidade originária na qual a subjetividade seria “suspendi-da”. O presente trabalho visa explicitar essa concepção como uma contribuição para a teoria da intencionalidade que coloca em foco a unidade entre elementos conceituais e sensíveis (ou emocional-motivacionais) como condição da intencionalidade da percepção e do agir. Num primeiro passo, argumenta-se que nos seus escritos críticos Hegel entende por “filosofia da subjetividade” posições que envolvam uma concepção separadora acerca da relação entre pensamento e sensibilidade na percepção e no agir, estando li-gada à noção do sujeito como controlador distanciado da sensibilidade. Por-tanto, a crítica hegeliana à filosofia da subjetividade dirige-se contra tal concepção da intencionalidade e do sujeito desta. Num segundo passo, a-borda-se a alternativa hegeliana a essa imagem - a concepção da unidade in-dissolúvel do pensamento e da sensibilidade como fundamento da percepção e do agir. Por fim, a imagem da autoconsciência adotada na Fenomenologia do Espírito é analisada como implicação dessa concepção da intencionalidade. _______________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT _______________________________________________________________________________________________________________________ In the first writings of his Jena period, Hegel defends the conception of an original identity through which subjectivity is "suspended". The present article aims to expound this conception as a contribution to the theory of intentionality which focusses on the unity of conceptual and sensuous (or motivational) elements as a condition of the intentionality of perception and action. In a first step, it is argued that in his early writings, by "philosophy of subjectivity" Hegel understands positions which separate the conceptual and the sensuous elements of perception and action, conceiving at the same time the subject as a distanced controller of sensibility. Thus, the hegelian critique of the philosophy of subjectivity is directed against such a conception of intentionality and its subject. In a second step, the hegelian alternative to this picture is exposed - the conception of an indissoluble unity of thinking and sensibility as being fundamental to perception and action. Finally, the picture of self-consciousness which arises in the Phenomenology of Spirit is analyzed as an implication of the conception of intentionality adopted in the earlier writings.Item Razão e sensação em Teeteto 201d-202c.1,2(Araceli Velloso, 2010-06) Borges, Anderson de PaulaO objetivo do presente artigo é fazer uma breve discussão de três aspectos que caracterizam a teoria do sonho do Teeteto. Primeiro, comento a função do sonho no contexto da terceira definição de conhecimento. De-pois, me detenho no texto e examino algumas questões relacionadas ao conceito de logos de 201d-202c. Na última parte do artigo discuto o problema da percepção dos elementos. Nessa seção recuso a tese, defendida por alguns, de que Platão coloca os elementos na mesma condição perceptiva dos dados sensíveis, tal como estão descritos em Teeteto 184-6. _______________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT _______________________________________________________________________________________________________________________ The aim of this paper is to make a brief discussion about three as-pects that characterize the Socrates‟s Dream in the Theaetetus. First, I comment the function of the Dream in the context of the third definition of knowledge. Them I move on the text and examine some questions concern-ing the notion of logos in 201d-202c. In the last section I discuss the problem of perception of the stoicheia. At this point I refuse the thesis, defended by some interpreters, that Plato puts the stoicheia in the same perceptual condi-tion of the sensibles as they are described in the Theaetetus 184-6.Item Sentido filosófico no Brasil dos primeiros debates acerca da relação mente e corpo(Araceli Velloso, 2009-06) Almada, Leonardo Ferreira; Cerqueira, Luiz AlbertoNosso objetivo é destacar o sentido filosófico no Brasil dos primeiros debates suscitados pela ideia de uma psicologia científica. Para tanto, trabalharemos com os textos de dois autores em especial, Gonçalves de Magalhães e Tobias Barreto. Nosso interesse é o de demonstrar em que sentido esses filósofos foram capazes de oferecer oposição a uma tendência positiva vigente na Psicologia e, ao mesmo tempo, superar o caráter contemplativo da consciência de si inerente à Psicologia sob a égide dos Jesuítas e em vista da necessidade de modernização filosófica no Brasil. Ao mesmo tempo, pretendemos mostrar que, a despeito da crítica de Barreto a Magalhães, ambos souberam reconhecer a significação do naturalismo em Psicologia, especialmente no que diz respeito à tarefa de inserir o pensamento brasileiro nos rumos da filosofia ocidental. _______________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT _______________________________________________________________________________________________________________________ Our aim is to point out the philosophical meaning in Brazil of the earlier discussions about the nature of Scientific Psychology. Therefore, we will work in particular with texts of two authors, Gonçalves de Magalhães and Tobias Barreto. Our interest it to demonstrate in what sense these phi-losophers were able to offer opposition to a current positive trend in Psy-chology and the same time, overcome the contemplative character of self-consciousness inherent in Psychology under the aegis of the Jesuits, in view of need for philosophical modernization in Brazil. At the same time, we in-tend to show that, despite the criticism of Barreto to Magalhães, both know recognize the significance of the naturalism in Psychology, especially with re-gard to the task of entering the Brazilian thought in the course of Western Philosophy.