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Tipo do documento: Artigo
Título: A agenda setting: os meios de comunicação como construtores da realidade social
Título(s) alternativo(s): Agenda setting: the media as builder of social reality
Autor: Mendonça, Rhayssa Fernandes
Temer, Ana Carolina
Resumo: Este artigo aborda os estudos dos Efeitos em Longo Prazo, com enfoque naqueles que envolvem a Agenda Setting. A corrente trata sobre os efeitos da mídia e foi desenvolvida pelos pesquisadores Maxwell McCombs e Donald Shaw. As pesquisas tiveram início no final dos anos 60 durante as eleições presidenciais nos Estados Unidos e se desenvolveram, tendo como pressuposto central a afirmação que os meios de comunicação de massa são capazes de definir temas e assuntos na agenda das pessoas. Essa capacidade aponta uma consistência da mídia em definir a realidade social e o poder de modificar as imagens do mundo. Ao final, procura-se também estabelecer a correlação da Agenda Setting com a Teoria das Representações Sociais, corrente da Psicologia Social. Os principais autores utilizados são McCombs (2009), Wolf (2005), Nery e Temer (2009) e Moscovici (2003).
Abstract: This article discusses the studies of the effects on long-term, focusing on those involving the Agenda Setting. The theoretical current studies the effects of media and has been developed by researchers Maxwell McCombs and Donald Shaw. The research began in the late of 60s during the presidential elections in the United States and developed, whose central premise the assertion that the mass media are able to identify themes and issues of the people’s agenda. This ability indicates a consistency of media in defining the social reality and the power to modify the images in the world. At the end, there is a correlation with the Theory of Agenda Setting and Theory of Social Representations, current Social Psychology. The main authors are McCombs (2009), Wolf (2005), Temer and Nery (2009) and Moscovici (2003).
Este artículo aborda los estudios de los efectos a largo plazo, centrándose en aquellos que involucran la Agenda Setting. La teoría se ocupa de los efectos de los medios de comunicación y ha sido desarrollada por los investigadores Maxwell McCombs y Donald Shaw. La investigación se inició a finales de los años 60 durante las elecciones presidenciales en los Estados Unidos y tuvo como premisa central la afirmación de que los medios de comunicación son capaces de identificar los temas y asuntos de la agenda personas. Esta capacidad indica una consistencia de los medios de comunicación en la definición de la realidad social y el poder de modificar las imágenes del mundo. Al final, se busca establecer una correlación entre la Agenda Setting y la Teoría de las Representaciones Sociales, que integra los estudios de Psicología Social. Los principales autores usados son McCombs (2009), Wolf (2005), Temer y Nery (2009) y Moscovici (2003).
Palavras-chave: Agenda setting
Efeitos em longo prazo
Representações sociais
Effects on long-term
Social representations
Efectos a largo plazo
Representaciones sociales
País: brasil
Instituição: João de Melo Maricato
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Citação: MENDONÇA, Rhayssa Fernandes; TEMER, Ana Carolina Rocha Pessôa. A agenda setting: os meios de comunicação como construtores da realidade social. Comunicação & Informação, Goiânia, v. 18, n.1, p. 192-207, jan./jun. 2015. Disponível em: < http://www.revistas.ufg.br/index.php/ci/article/view/35712/18655>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: ISSN – 2317-675x
Identificador do documento: ISSN – 2317-675x
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11127
Data de publicação: 30-Jun-2015
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