Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/1199
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Agostinho Potenciano-
dc.date.accessioned2013-08-29T19:01:59Z-
dc.date.available2013-08-29T19:01:59Z-
dc.date.issued2012-12-
dc.identifier.citationSOUZA, A. P. Leitura de imagens: a subjetividade em questão. Signótica, Goiânia, GO, v. 24, n. 2, 2012. Disponível em:<http://www.revistas.ufg.br/index.php/sig/article/view/19761/13269>.pt_BR
dc.identifier.issne- 2316-3690-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/1199-
dc.descriptionv.24, n.2, p. 405-432, jul./dez. 2012.pt_BR
dc.description.sponsorshipPrograma de Apoio às Publicações Periódicas Científicas (PROAPUPEC) da UFGpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherHeloísa Augusta Brito de Mellopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLeitura de imagenspt_BR
dc.subjectCriticapt_BR
dc.titleLeitura de imagens: a subjetividade em questãopt_BR
dc.title.alternativeReading images: subjectivity in questionpt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.description.resumoThis text provides an introduction to the reading of images, with sample readings of photography, sculpture, painting and film. In order to deepen on the relationship between author, text and reader, as theorized by some authors (Eco; Orlandi; Jouve), as the written text, a foray is made into the reading of images, considering the signs (Joly; Aumont), that is, meaning-carrying units which should be understood, read. We found in the samples that the reader is very objectified by a semantic reading, paraphrastic, therefore, we looked for a target that directs the reading for criticism, this ability to know the device and in it looks at how the senses are made possible in a polysemic way. _______________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT _______________________________________________________________________________________________________________________ Este texto faz uma introdução à leitura de imagens, com amostras de leituras de fotografia, escultura, pintura e cinema. No intuito de aprofundar como se dá a relação entre autor, texto e leitor, já teorizada por alguns autores (Eco; Orlandi; Jouve), quanto ao texto escrito, é feita uma incursão na leitura de imagens, considerando-as signos (Joly; Aumont), ou seja, unidades portadoras de sentidos que devem ser interpretadas, lidas. Verificamos nas amostras que o leitor é muito objetivado por uma leitura semântica, parafrástica; por isso, procuramos uma visada que direcione a leitura para a crítica, essa habilidade que conhece o dispositivo e nele procura como os sentidos são possibilitados de modo plurissêmico.pt_BR
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
19761-94703-1-PB.pdf2,64 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.