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dc.creatorSouza, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de-
dc.date.accessioned2017-12-08T14:54:28Z-
dc.date.available2017-12-08T14:54:28Z-
dc.date.issued2012-08-
dc.identifier.citationSOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de. Novos paradigmas: pontes entre o mal-estar e o bem- estar docente. Linhas Críticas, Brasília, DF, n. 36, p. 433-454, maio/ago. 2012.pt_BR
dc.identifier.issn1516-4896-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13137-
dc.description.abstractThis article proposes an analysis of teacher training processes in their relationship with the course of the work life of public school teachers, and with processes of emancipation. It presents a reflection on the logic of the school environment, estrangement and involvement between teachers and students. It brings forth a discussion about teachers’ professional identity, professionalization and participation in labor unions and associations. It analyses the fragility of associations, discusses the belittling of teachers in official documents and the media, as factors generating discomfort among teachers, and the bridges towards wellbeing, based on educational and emancipatory relationships.pt_BR
dc.description.abstractEn este artículo se analizan los procesos de formación del profesorado, en relación con las trayectorias de los profesores de escuelas públicas y con los procesos de emancipación. Aquí se presentan la reflexión en la lógica del ambiente escolar, el distanciamiento y el envolvimiento entre los profesores y alumnos. Se discute la identidad profesional docente, la profesionalización y la participación en sindicatos y asociaciones. Se analiza la fragilidad asociativa, se discute la desvalorización docente en los documentos oficiales y artículos de prensa, como generador del malestar docente, y los puentes para el bienestar, a partir de las relaciones de formación y emancipación.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEmancipaçãopt_BR
dc.subjectMal-estarpt_BR
dc.subjectBem-estarpt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectWellbeingpt_BR
dc.subjectEmancipationpt_BR
dc.subjectDiscomfortpt_BR
dc.subjectProfesorespt_BR
dc.subjectBienestarpt_BR
dc.subjectEmancipaciónpt_BR
dc.subjectMalestarpt_BR
dc.titleNovos paradigmas: pontes entre o mal-estar e o bem- estar docentept_BR
dc.title.alternativeNew paradigms: bridges between discomfort and wellbeing of teacherspt_BR
dc.title.alternativeNuevos paradigmas: puentes entre malestar y bienestar docentept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste artigo propõe uma análise sobre processos de formação docente em relação com trajetórias de professores de escolas públicas e processos de emancipação. Apresenta uma reflexão sobre a lógica do ambiente escolar, o distanciamento e o envolvimento entre professores e alunos. Traz uma discussão sobre identidade profissional docente, profissionalização e participação em sindicatos e associações. Analisa a fragilidade associativa, discute a desvalorização docente nos documentos oficiais e na mídia como geradoras do mal-estar docente e as pontes para o bem-estar a partir das relações formação e emancipação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação - (FE)pt_BR
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