Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13676
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNoronha, Márcio Pizarro-
dc.date.accessioned2018-02-19T12:06:26Z-
dc.date.available2018-02-19T12:06:26Z-
dc.date.issued2005-12-
dc.identifier.citationNORONHA, Marcio Pizarro. A favor da História da Arte, um enunciado e suas implicações filosóficas: da estética á filosofia da arte enquanto problemas e fundamentos para uma disciplina histórica. Saeculum, João Pessoa, n. 13, p. 132-143, jan./dez. 2005.pt_BR
dc.identifier.issn0104-8929-
dc.identifier.issne- 2317-6725-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13676-
dc.description.abstractThis article deals with the theme of confrontation between Aesthetics and Art Philosophy, themes and terms formulateds by Kant and Hegel. The debate between this two positions supports a reflection about the emergence of the Art History and Theory fields. The author analyzes the relationships of aesthetics with the art critics and art education. The reflexion about the subjects - subjectivity and critical positions, critical pedagogy, ar t work reading - and devalorization of object - work of art - are the other questions treated in this article.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória e teoria da Artept_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectKant e Hegelpt_BR
dc.subjectArt History and theorypt_BR
dc.subjectAestheticspt_BR
dc.subjectKant and Hegelpt_BR
dc.titleA favor da História da Arte, um enunciado e suas implicações filosóficas: da estética á filosofia da arte enquanto problemas e fundamentos para uma disciplina históricapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO artigo trata do tema da confrontação entre Estética e Filosofia da Arte, temas e termos formulados por Kant e Hegel. O debate entre estas duas posições sustenta uma reflexão acerca do surgimento dos campos a História e da Teoria da Arte. O autor analisa o relacionamento da estética com a crítica de arte e a arte-educação. A reflexão acerca do sujeito - subjetividade e posição crítica, pedagogia crítica, leitura da obra de arte - e a desvalorização do objeto - obra de arte - são as outras questões tratadas neste artigo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de História - FH (RG)pt_BR
Aparece nas coleções:FH - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Marcio Pizarro Noronha - 2005.pdf103,44 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons