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dc.creatorSantos, Nivaldo dos-
dc.creatorSantana, Thiago Alexandre Ribeiro-
dc.date.accessioned2018-03-26T13:11:40Z-
dc.date.available2018-03-26T13:11:40Z-
dc.date.issued2014-12-
dc.identifier.citationSANTOS, Nivaldo dos; SANTANA, Thiago Alexandre Ribeiro. A pesquisa científica como metodologia no ensino jurídico. Revista da Faculdade de Direito da UFG, Goiânia, v. 38, n. 2, p. 284-301, jul. /dez. 2014. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/revfd/article/view/10028/22825>.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14155-
dc.description.abstractThe article states the thesis of education by research. The text part of an analysis of the current reality of the national legal education and notes that among the main problems of the institutional crisis of juridical education didactic and pedagogic policy developed by Law Schools as largely responsible for the continuation of unsatisfactory academic performance. The methodology of the Brazilian legal education is guided by teaching methods and techniques to interdict a high-impact learning and reinforce the uncritical reproduction of knowledge. The study found that the legal education institutions with high quality standards and maximum teaching efficiency are supported by an educational platform with methodological foundation in education by research. The research as a methodological resource teaching creates a high productive educational dimension and with levels of academic excellence.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFGpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherMaria Cristina Vidotte Blanco Tárregapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino jurídicopt_BR
dc.subjectMetodologia do ensino jurídicopt_BR
dc.subjectPesquisa científicapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectLegal educationpt_BR
dc.subjectMethodology of legal educationpt_BR
dc.subjectScientific researchpt_BR
dc.titleA pesquisa científica como metodologia no ensino jurídicopt_BR
dc.title.alternativeScientific research as methodology of legal educationpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO artigo sustenta a tese da educação pela pesquisa. O texto parte de uma análise da atual realidade do ensino jurídico nacional e verifica que dentre os principais problemas da crise institucional da educação jurídica a política didático-pedadógica desenvolvida pelas Faculdades de Direito é a grande responsável pela continuidade dos desempenhos acadêmicos insatisfatórios. A metodologia do ensino jurídico brasileiro é pautada por métodos e técnicas de ensino que interditam uma aprendizagem de alto impacto e reforçam a reprodução acrítica do conhecimento. O estudo constatou que as instituições de ensino jurídico com elevado padrão de qualidade e máxima eficiência didática estão sustentadas por uma plataforma educacional com fundamento metodológico na educação pela pesquisa. A pesquisa como recurso metodológico de ensino cria uma dimensão educacional altamente produtiva e com níveis de excelência acadêmica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGpt_BR
dc.identifier.doi10.5216/rfd.v38i2.10028-
dc.identifier.doie- 0101-7187-
dc.publisher.departmentFaculdade de Direito - FD (RG)pt_BR
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