Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/1449
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJordão, Janaína Vieira de Paula-
dc.date.accessioned2013-10-13T19:15:23Z-
dc.date.available2013-10-13T19:15:23Z-
dc.date.issued2011-06-
dc.identifier.citationJORDÃO, J. V. de P. Trabalhadoras domésticas: representação midiática e identidade. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 14, n.1, 2011. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/fchf/article/view/15685>.pt_BR,en_US
dc.identifier.issne- 1980-8194-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/1449-
dc.descriptionv. 14, n.1, p.99-108, jan./jun. 2011.pt_BR,en_US
dc.description.sponsorshipPrograma de Apoio às Publicações Periódicas Científicas (PROAPUPEC) da UFGpt_BR,en_US
dc.language.isopt_BRpt_BR,en_US
dc.publisherRoberto Limapt_BR,en_US
dc.subjectTrabalhadoras domésticas - Identidadept_BR,en_US
dc.subjectTrabalhadoras domésticas - Mídiapt_BR,en_US
dc.subjectTrabalhadoras domésticas - Subjetividadept_BR,en_US
dc.titleTrabalhadoras domésticas: representação midiática e identidadept_BR,en_US
dc.title.alternativeDomestic workers: media representation and identitypt_BR,en_US
dc.title.alternativeTrabajadoras domésticas: los medios de comunicación y la identidadpt_BR,en_US
dc.typeArticlept_BR,en_US
dc.description.resumoEste artigo traz dados e reflexões feitos a partir de uma pesquisa em que se trabalha a relação de 31 trabalhadoras domésticas de Goiânia, com mídia, beleza e consumo. Claro que, ao se mergulhar em histórias de vida, os temas não surgem compartimentados e as falas acabam trazendo nuances de realidades que por vezes ultrapassam o objeto específico do estudo. Este artigo, portanto, traz estes feixes por onde se pôde observar as percepções de trabalhadoras domésticas sobre o seu trabalho, percorrendo linhas que ligam a ocupação, a partir de sua história, aos sentidos que estão entranhados na cultura hegemônica, passando por um dos grandes mediadores culturais da pós-modernidade, que é a mídia. Os meios de comunicação de massa exibem uma certa representação de trabalhadoras domésticas, que chama a atenção por suas semelhanças, o que sugere sentidos legitimados e naturalizados pela cultura. Isso pode repercutir no imaginário da sociedade sobre o que seja a ocupação, e, claro, incluindo as próprias trabalhadoras domésticas sobre o que pensam de si e do seu trabalho.pt_BR,en_US
dc.description.resumoThis article presents data and reflections based on a research in which the relation of 31 domestic workers from Goiânia, with media, beauty and consumption has been worked out. Surely that when one plunges into life stories the themes do not appear compartmentalized and the lines end up bringing nuances of realities that sometimes go beyond the specific object of study. This article, therefore, brings these bundles through which it could be possible to observe the domestic workers perceptions about their work, going through the lines that conect the profession, from its history, to the meanings that are embedded in the hegemonic culture, passing by one of the greatest cultural mediators of post-modernity, that is the media. The mass media exhibit a certain representation of domestic workers, that calls attention to their resemblances, which suggests legitimized senses naturalized by the culture. This may reflect on the imaginary of society about what the profession would be, and, sure, includes domestic workers own thoughts about themselves and their work.pt_BR,en_US
dc.description.resumoEste artículo presenta los datos y reflexiones a partir de una investigación en la que se trabaja la relación de 31 trabajadoras domésticas de Goiânia, los medios de comunicación, la belleza y el consumo. Por supuesto, al profundizar en las historias de la vida, los temas no aparecen fragmentados y las líneas terminan llevando matices de las cosas que a veces van más allá del objeto específico de estudio. Este artículo, por lo tanto, portea estos paquetes en que se puede observar la visión de los trabajadores domésticos con referencia a su trabajo, que cubre las rutas desde la profesión, su historia hasta los significados que están incrustados en la cultura hegemónica, en busca de un gran mediador cultural de la posmodernidad, que es los medios de comunicación. Los medios de comunicación presentan una certa representación de los trabajadores domésticos, que llama la atención sobre sus similitudes, lo que sugiere formas legitimadas y naturalizadas por la cultura. Esto puede reflejar la imaginación de la sociedad en el que la ocupación y, por supuesto, incluí a las trabajadoras domésticas y lo que ellas piensan de sí mismas y de su trabajo.pt_BR,en_US
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Sociais - FCS (RG)pt_BR
Aparece nas coleções:FCS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
15685-66172-1-PB.pdf197,87 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.