Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14958
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Pedro Alexandre Lopes de-
dc.creatorOliveira, Geiziane Silva-
dc.creatorBenite, Claudio Roberto Machado-
dc.creatorBenite, Anna Maria Canavarro-
dc.date.accessioned2018-05-16T11:21:44Z-
dc.date.available2018-05-16T11:21:44Z-
dc.date.issued2012-09-
dc.identifier.citationSOUZA, Pedro Alexandre Lopes de et al. Estudos sobre a ação mediada no ensino de física em ambiente virtual. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 29, ed. esp. 1, p. 420-447, set. 2012.pt_BR
dc.identifier.issne- 2175-7941-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14958-
dc.description.abstractThe new generation of Internet has notoriously been a decisive factor in direction-making of society through using interactive tools, which enables (re)build the knowledge. Here, everything becomes more dynamic and the interaction is increasingly more natural, both in visual terms and programming language. Thus, the Information and Communication Technologies, especially the Web 2.0, have been incorporated into educational processes. This article deals with the representation of scientific models using computer applications. Thus, it was planned and developed a technology product (interactive portal – Ealuno), using the resources of the Web 2.0, considering its use as an action tool for Physics teaching and learning. We discuss about how this way of presentation is inserted in Science/Physics class and described its functions. This is an investigation characterized as a participant research. In this case, we assume two positions, since we represent the Science teachers who teach for a technological society and the members of this technological society, that is, we represent the Physics classroom conditioned by new ways of communication from defined and legitimized positions in this social structure. Our results indicate that the student configuration allows different ways of record and representation of the reality that promotes to it a utility in the mediated action, being this utility in the interactivity power and in the access to virtual environments, permitting to provide to users interaction and motivation for the Physics teaching and learning process .pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectPlataforma web 2.0pt_BR
dc.subjectVirtual learning environmentpt_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.subjectWeb 2.0 platformpt_BR
dc.titleEstudos sobre a ação mediada no ensino de física em ambiente virtualpt_BR
dc.title.alternativeStudies about the mediated action on physics education in a virtual environmentpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA nova geração da internet tem notoriamente se apresentado como fator decisivo nas tomadas de rumo da sociedade por meio da utilização de diversas ferramentas interativas, o que possibilita (re)construir o conhecimento. Nela, tudo é cada vez mais dinâmico e a interação é cada vez mais natural, tanto em termos visuais, quanto em sua linguagem de programação. Assim, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), em especial a Web 2.0, têm-se incorporado a processos educativos. Este artigo versa sobre a representação de modelos científicos utilizando aplicativos computacionais. Assim, planejamos e desenvolvemos um produto tecnológico (portal interativo – Ealuno), utilizando os recursos da Web 2.0 tendo em vistas sua utilização como ferramenta da ação mediada de ensino e aprendizagem de física. Discorremos sobre como essa forma de apresentação se insere na aula de ciências/ física e descrevemos suas funcionalidades. Esta é uma investigação que se caracteriza como uma pesquisa participante. Neste caso, assumimos duas posições, pois representamos os professores de ciências que ensinam para a sociedade tecnológica e os membros dessa sociedade tecnológica, isto é, representa-se a sala de aula de física condicionada por novas formas de comunicação a partir de posições definidas e legitimadas nessa estrutura social. Nossos resultados demonstram que a configuração do Ealuno permite diferentes meios de registro e representação da realidade que lhe confere utilidade na ação mediada, e esta utilidade está no poder de interatividade e no acesso a ambientes virtuais, oferecendo aos usuários interação e motivação, para o processo de ensino- aprendizagem de física.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.identifier.doi10.5007/2175-7941.2012v29 nesp1p420-
dc.publisher.departmentInstituto de Química - IQ (RG)pt_BR
Aparece nas coleções:IQ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Pedro Alexandre Lopes de Souza - 2012.pdf1,23 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons