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dc.creatorGenovese, Luiz Gonzaga Roversi-
dc.creatorQueiroz, José Rildo de Oliveira-
dc.creatorCastilho, Danillo Deus-
dc.date.accessioned2019-01-29T10:29:49Z-
dc.date.available2019-01-29T10:29:49Z-
dc.date.issued2015-12-
dc.identifier.citationGENOVESE, Luiz Gonzaga Roversi; QUEIROZ, José Rildo de Oliveira; CASTILHO, Danillo Deus. Incorporação do habitus de homo magister no interior do estágio colaborativo em física: um olhar sobre a relação entre professor supervisor e estagiário. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v. 22, n. 2, p. 311-332, jul./dez. 2015.pt_BR
dc.identifier.issne- 1983-1730-
dc.identifier.issn0104-3757-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16892-
dc.description.abstractThis paper discusses the relationship between a mentor teacher and an intern during a period of a collaborative traineeship program in physics, developed in a public school. To do so, it uses notions of school field, field of the school, habitus and teacher capital. Given the characteristics of thematic investigated, both the constitution and data analyzes were performed from the perspective of a qualitative case study bias. The results from the analysis indicate that proximity of social origins and structure of the school field favored both the beginning of the collaborative stage and the incorporation of the dispositions of the mentor teacher by the intern teacher. These incorporations, related to the content, didactic and pedagogical resources and internal and external agents to the school, were under the auspices of social capital.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstágio em físicapt_BR
dc.subjectProfessor supervisorpt_BR
dc.subjectEstagiáriopt_BR
dc.subjectTraineeship in physicspt_BR
dc.subjectMentor teacherpt_BR
dc.subjectIntern teacherpt_BR
dc.titleIncorporação do habitus de homo magister no interior do estágio colaborativo em física: um olhar sobre a relação entre professor supervisor e estagiáriopt_BR
dc.title.alternativeIncorporation of the homo habitus magister inside the collaborative physics traineeship: a look at the relationship between a supervisor teacher and an internpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho problematiza a relação entre um professor supervisor e um estagiário no transcorrer do estágio colaborativo em Física desenvolvido numa escola pública. Para tanto, emprega noções de campo escolar, campo da escola, habitus e capital docente de maneira a evidenciar as incorporações das disposições do professor supervisor pelo estagiário. Diante das características da temática investigada, tanto a constituição quanto a análise dos dados foram realizadas segundo a perspectiva de um estudo de caso de viés qualitativo. Os resultados provenientes da análise apontam que a proximidade das origens sociais e a estrutura do campo escolar favoreceram não só o início do estágio colaborativo como também o processo de incorporação das disposições do professor supervisor pelo estagiário. Essas incorporações, relacionadas ao conteúdo, a recursos didático-pedagógicos e a agentes internos e externos à escola, estavam sob a égide do capital social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física - IF (RG)pt_BR
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