Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17513
Tipo do documento: Artigo
Título: Contos de fadas e educação de crianças surdas
Título(s) alternativo(s): Fairy tales and the education of deaf childrens
Cuentos de hadas y la educación de niños sordos
Autor: Santos, Leila Borges Dias
Oliveira, Thainã Miranda de
Resumo: Os contos de fadas sempre encantaram as crianças e, ainda hoje, continuam a seduzi-las. Esses contos possibilitam reflexões sobre os problemas interiores de seus leitores e auxiliam a construção da subjetividade infantil. As adaptações dessas histórias para a Libras, Língua Brasileira de Sinais, levam às crianças surdas, não apenas o prazer da fruição dos contos de fadas, mas também os benefícios psicológicos advindos dessas narrativas. Com o suporte teórico dos postulados apresentados por Bruno Bettelheim e Joseph Campbell, em textos fundadores sobre o mito e o conto de fadas, o objetivo deste trabalho é trazer algumas reflexões sobre a importância dos contos de fadas, adaptados para Libras, na educação e a formação da subjetividade das crianças surdas.
Abstract: Fairy tales always enchant children and even today continue to seduce them. These stories enable reflections on the inner problems of your readers and help build children's subjectivity. The adaptations of these stories for Libras, Brazilian Sign Language, lead to deaf children, not just the pleasure of enjoyment of fairy tales, but also psychological benefits from these narratives. With the theoretical support of the postulates presented by Bruno Bettelheim and Joseph Campbell, in the basic texts on the myth and fairytale, the objective of this work is to bring some reflections on the importance of fairy tales, adapted to Libras, education and formation of subjectivity of deaf children.
Los cuentos de hadas siempre encantan los niños y aún hoy en día siguen seducirlos. Estas historias permiten reflexiones sobre los problemas internos de sus lectores y ayudan a construir la subjetividad de los niños. Las adaptaciones de estas historias para Libras, Lengua Brasileña de Señales, llevan a los niños sordos, no sólo el placer de disfrutar de los cuentos de hadas, sino también beneficios psicológicos de estas narraciones. Con el apoyo teórico de los postulados presentados por Bruno Bettelheim y Joseph Campbell, en los textos básicos sobre el mito y el cuento de hadas, el objetivo de este trabajo es aportar algunas reflexiones sobre la importancia de los cuentos de hadas, adaptado a Libras, la educación y la formación de la subjetividad de los niños sordos.
Palavras-chave: Contos de fadas
Libras
Educação de crianças surdas
Fairy tales
Education of deaf children
Cuentos de hadas
La educación de los niños sordos
País: Brasil
Instituição: Sueli Maria de Oliveira Regina
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - (FL)
Citação: SANTOS, Leila Borges Dias; OLIVEIRA, Thainã Miranda de. Contos de fadas e educação de crianças surdas. . Revista Sinalizar, Goiânia, v. 1, n. 1, p. 25-36, jan./jun. 2016. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revsinal/article/view/38701/20220.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rs.v1i1.38701
Identificador do documento: 10.5216/rs.v1i1.38701
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17513
Data de publicação: Jun-2016
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo- Leila Borges Dias Santos - 2016.pdf76,1 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons