Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17513
Tipo do documento: | Artigo |
Título: | Contos de fadas e educação de crianças surdas |
Título(s) alternativo(s): | Fairy tales and the education of deaf childrens Cuentos de hadas y la educación de niños sordos |
Autor: | Santos, Leila Borges Dias Oliveira, Thainã Miranda de |
Resumo: | Os contos de fadas sempre encantaram as crianças e, ainda hoje, continuam a seduzi-las. Esses contos possibilitam reflexões sobre os problemas interiores de seus leitores e auxiliam a construção da subjetividade infantil. As adaptações dessas histórias para a Libras, Língua Brasileira de Sinais, levam às crianças surdas, não apenas o prazer da fruição dos contos de fadas, mas também os benefícios psicológicos advindos dessas narrativas. Com o suporte teórico dos postulados apresentados por Bruno Bettelheim e Joseph Campbell, em textos fundadores sobre o mito e o conto de fadas, o objetivo deste trabalho é trazer algumas reflexões sobre a importância dos contos de fadas, adaptados para Libras, na educação e a formação da subjetividade das crianças surdas. |
Abstract: | Fairy tales always enchant children and even today continue to seduce them. These stories
enable reflections on the inner problems of your readers and help build children's subjectivity.
The adaptations of these stories for Libras, Brazilian Sign Language, lead to deaf children, not
just the pleasure of enjoyment of fairy tales, but also psychological benefits from these
narratives. With the theoretical support of the postulates presented by Bruno Bettelheim and
Joseph Campbell, in the basic texts on the myth and fairytale, the objective of this work is to
bring some reflections on the importance of fairy tales, adapted to Libras, education and
formation of subjectivity of deaf children. Los cuentos de hadas siempre encantan los niños y aún hoy en día siguen seducirlos. Estas historias permiten reflexiones sobre los problemas internos de sus lectores y ayudan a construir la subjetividad de los niños. Las adaptaciones de estas historias para Libras, Lengua Brasileña de Señales, llevan a los niños sordos, no sólo el placer de disfrutar de los cuentos de hadas, sino también beneficios psicológicos de estas narraciones. Con el apoyo teórico de los postulados presentados por Bruno Bettelheim y Joseph Campbell, en los textos básicos sobre el mito y el cuento de hadas, el objetivo de este trabajo es aportar algunas reflexiones sobre la importancia de los cuentos de hadas, adaptado a Libras, la educación y la formación de la subjetividad de los niños sordos. |
Palavras-chave: | Contos de fadas Libras Educação de crianças surdas Fairy tales Education of deaf children Cuentos de hadas La educación de los niños sordos |
País: | Brasil |
Instituição: | Sueli Maria de Oliveira Regina |
Sigla da instituição: | UFG |
Unidade acadêmica: | Faculdade de Letras - (FL) |
Citação: | SANTOS, Leila Borges Dias; OLIVEIRA, Thainã Miranda de. Contos de fadas e educação de crianças surdas. . Revista Sinalizar, Goiânia, v. 1, n. 1, p. 25-36, jan./jun. 2016. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revsinal/article/view/38701/20220. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Identificador do documento: | 10.5216/rs.v1i1.38701 |
Identificador do documento: | 10.5216/rs.v1i1.38701 |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17513 |
Data de publicação: | Jun-2016 |
Aparece nas coleções: | FL - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo- Leila Borges Dias Santos - 2016.pdf | 76,1 kB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons