Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19436
Tipo do documento: TCC
Título: Formação contábil e habilidades em tecnologia da informação: uma revisão bibliográfica
Título(s) alternativo(s): Accounting formation and information technology skills: a bibliographic review
Autor: Barbosa, Barbara Garcia
Primeiro orientador: Oliveira, Johnny Jorge de
Resumo: O mundo contemporâneo exige e, até mesmo, proporciona mecanismos que possibilitam melhores desenvolturas no campo acadêmico e, consequentemente, no profissional, exemplo disso, são as Tecnologias da Informação (TI) que mostram que nas áreas de atuação, em especial nas ciências contábeis, não basta o conhecimento técnico, mas é necessário integrar habilidades de TI desde a formação acadêmica, o que modifica os comportamentos de aprendizagem de todos os agentes envolvidos nos processos educacionais. Este estudo buscou destacar o papel da habilidade em TI nos currículos de graduação em contabilidade e como os educadores a integra no ensino-aprendizagem. As pesquisas demonstraram que o desenvolvimento de habilidades de TI na educação contábil é discutido há anos, e existem orientações a esse respeito, apesar da limitada aplicação delas, além da responsabilidade do docente em conduzir e possuir tais habilidades. Foram apresentados os fatores-chave, segundo os estudiosos, de sucesso e falha na integração de TI nos currículos contábeis. As causas estão relacionadas à ausência ou baixa inovação nas pesquisas, nos métodos de ensino e nos currículos contábeis, e o resultado, são os alunos ingressos no mercado de trabalho com o conhecimento contábil, mas faltam outras capacidades. Já ao professor, mediador da aquisição de habilidades em TI, e aos atores envolvidos nos processos educacionais cabe a mudança de paradigmas, prover-se de habilidades de ensino para uma inclusão, um senso de comunidade, aprendizado e um apoio mútuo, entre outros achados do estudo.
Abstract: The contemporary world requires and even provides mechanisms that enable better resourcefulness in the academic environment and consequently, in the professional, example of this, are the Information Technologies (IT) which demonstrate that in the areas of expertise, especially in the accounting sciences, technical knowledge is not enough, but it is necessary to integrate IT skills since university education, which modifies learning behaviors of all agents involved in educational processes. This study sought to highlight the role of IT skill in undergraduate accounting curricula and how educators integrate it in teaching and learning. Research has shown that development of IT skills in accounting education has been discussed for years, and there are guidelines in this regard, despite their limited application, beyond the teacher's responsibility to conduct and possess such skills. The key factors were presented, according to scholars, of success and failure in the integration of IT in accounting curricula. The causes are related to the absence or low innovation in research, teaching methods and accounting curricula, and the result, students entering the job market with accounting knowledge, but lacking other skills. For the teacher, mediator of the acquisition of IT skills, and the actors involved in the educational processes, it is up to changing paradigms, providing teaching skills for an inclusion, a sense of community, learning and mutual support, among other findings of the study.
Palavras-chave: Tecnologia da Informação (TI)
Habilidades em TI
Integração de TI
Formação contábil
Information Technology (IT)
Accounting formation
IT skills
IT integration
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: BARBOSA, Barbara Garcia. Formação contábil e habilidades em tecnologia da informação: uma revisão bibliográfica. 2020. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19436
Data de publicação: 29-Out-2020
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Bárbara Garcia Barbosa - 2020.pdf1,32 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.