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Tipo do documento: Artigo
Título: Direitos “quase humanos”: vivência para ensinar e aprender a comunicação dialógica
Título(s) alternativo(s): “Almost human” rights: experience to teach and learn dialogical communication
Autor: Dias, Luciene de Oliveira
Resumo: Depois de 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e mais de 30 anos da Constituição Federal brasileira, ainda é importante identificarmos ameaças à concretização dos direitos elementares e, paralelamente, buscar alianças para assegurá-los. Nesta luta pela defesa de direitos, a comunicação dialógica combate a “pedagogia da crueldade” (SEGATO, 2014) que coloca alguns grupos como humanos e outros como “quase humanos” (KRENAK, 2019). Aqui, propomos uma reflexão que (re)aproxima a comunicação da perspectiva dialógica acionada pelo educador brasileiro Paulo Freire (2005). Ao rejeitar a necropolítica, conforme trabalhada por Achille Mbembe (2018), e fazer a defesa do bem-viver, tendo a educação como mediadora, apostamos na construção do respeito às diferenças. Para sustentar nossas discussões, lançamos mão da experiência de oferta do componente curricular “Cidadania e Direitos Humanos” para o curso de Jornalismo da Universidade Federal de Goiás. Esta experiência explicitou uma pauta que parecia esquecida quando falamos em formação profissional para jornalistas. Os resultados apontam que estudantes lançam mão da comunicação dialógica para posicionar-se contra a violação dos direitos humanos desde os seus primeiros momentos de formação.
Abstract: After 70 years of the Universal Declaration of Human Rights and more than 30 years of the Federal Constitution, it is important to identify threats to the realization of elementary rights and, also, to seek alliances to ensure them. In this fight to defend rights, the dialogical communication combats the “pedagogy of cruelty” (SEGATO, 2014) that places some groups as human and others as “almost-human” (KRENAK, 2019). In this article, we propose a reflection that approach and approach again communication closer to the dialogical perspective triggered by the Brazilian educator Paulo Freire (2005). By rejecting necropolitics by Achille Mbembe (2018) and defending well-being, with education as a mediator, we believe in building respect for differences. To support our discussions, we used the experience of offering the curricular component “Citizenship and Human Rights” for the Journalism course at Universidade Federal de Goiás. This experience showed an agenda that seemed overlooked when we talk about professional training for journalists. The results indicate that students make use of dialogical communication to take a stand against the violation of human rights from the very beginning of their training.
Palavras-chave: Comunicação dialógica
Direitos humanos
Educação
Cidadania comunicativa
Diferença
Dialogic communication
Human rights
Education
Communicative citizenship
Difference
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Citação: DIAS, Luciene O. Direitos "quase humanos": vivência para ensinar e aprender a comunicação dialógica. Revista de Comunicação Dialógica, Rio de Janeiro, n. 3, p. 86-106, jan./jun. 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/21079
Data de publicação: 2020
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