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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paula Júnior, Célio Antônio de-
dc.creatorMatos Neto, Dolôr Cardoso de-
dc.date.accessioned2015-02-23T13:07:12Z-
dc.date.available2015-02-23T13:07:12Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationMATOS NETO, Dolôr Cardoso de. A representação do profissional de educação física para os praticantes de exercício físico em academias de musculação na cidade de Iporá/GO. 2014. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)–Faculdade de Educação Física, Universidade Federal de Goiás, Iporá, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4553-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectExercício físicopt_BR
dc.subjectPerfil profissionalpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectAcademiapt_BR
dc.subjectMusculaçãopt_BR
dc.titleA representação do profissional de educação física para os praticantes de exercício físico em academias de musculação na cidade de Iporá/GOpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoEsse estudo trata de questões acerca da necessidade de profissionais capacitados para orientar e prescrever exercícios físicos nas academias de musculação que funcionam como uma empresa prestadora de serviços à população, necessitando desse modo, de instrutores capacitados para melhor atender aos seus clientes, sendo capazes de relacionar com um público de diferentes faixas etárias e necessidades. Considerando o exposto, esta pesquisa teve como objetivo geral verificar a representação para os praticantes de exercícios físicos em duas academias de musculação, no município de Iporá/GO sobre a importância da atuação do profissional de Educação Física na prescrição, orientação e acompanhamento durante a realização de suas atividades. Como objetivos específicos determinaram-se os seguintes: investigar o papel do profissional de Educação Física; compreender a importância da orientação de práticas de exercícios físicos por um profissional de Educação Física; reconhecer a importância dos exercícios físicos orientados e acompanhados por um profissional qualificado em Educação Física. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que utilizou livros e periódicos impressos e eletrônicos. Para os periódicos optou-se por um corte cronológico compreendido entre 1980 a 2012, já para os livros observou-se apenas a problemática em questão. Trata-se de investigação de cunho qualitativo em que foram utilizados como instrumentos de pesquisa, entrevistas semiestruturadas com praticantes de exercícios físicos em duas academias na cidade de Iporá, além de observação das atividades dos praticantes de exercícios físicos. O estudo aponta o profissional de Educação Física como responsável para prescrever e orientar exercícios físicos, contribuindo para uma melhoria da qualidade de vida da população que busca nessas instituições o corpo que apresente uma morfologia próxima ao que a sociedade entende como belo e saudável através de atividades físicas, como a musculação e, ainda apresenta fortes indícios de uma representação social negativa desse profissional junto aos praticantes de exercícios físicos nas academias do município de Iporá/GO.pt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGpt_BR
dc.contributor.referee1Passos, Adriano Martins Rodrigues dos-
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação Física (RG)pt_BR
dc.publisher.courseEducação Física (RG)pt_BR
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