Histórias de vida de meninas com experiência pregressa nas ruas: perspectivas do processo de inclusão social

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2006-04-30

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Trata-se de um estudo qualitativo que aborda historia de vida de oito meninas com experiência pregressa nas ruas e seu processo de inclusão social. Apresentamos como objetivos: analisar o significado de reintegração social; identificar as ações pedagógicas da instituição no processo de reintegração social; conhecer o significado e o impacto da recuperação social para meninas com experiência de vida nas ruas. A coleta de dados ocorreu através da entrevista semiestruturada, diário de campo e observação participante. Os resultados mostram que o resgate e o processo de inclusão social dos sujeitos são possíveis a partir da relação interpessoal do educador com estes em seu meio. Assim, entendemos que apesar de uma história de vida marcada pelo abandono e exclusão social, o despertar de novas perspectivas de vida ocorre devido às ações pedagógicas e o fortalecimento das relações interpessoais entre as meninas e os educadores inseridos neste processo de reintegração social. _______________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT _______________________________________________________________________________________________________________________ It is a qualitative study approaching the life histories of eight girls with living experience in the streets and their social inclusion process. The objectives of this research was to analyze the meaning of social reintegration; to identify the pedagogic actions of the institution in the process of social reintegration; to know the meaning and the impact of the social recovery for girls with life experience in the streets. The collection of data was developed by semi-structured interview, field diary and participant observation. The results showed that the rescue and the process of social inclusion of the subjects is possible starting from the educator's relationship interpersonal with these into the institution. Thus, we understand that in despite of a life history marked by the abandonment and social exclusion, the awakening of new life possibility occurs because the pedagogic actions and interrelationship empowerment among the girls and educators inserted in this reintegration social process.

Descrição

v. 8, n. 1, p. 119–127, jan./mar. 2006.

Palavras-chave

Crianças de rua, Ajustamento social, Enfermagem em saúde pública

Citação

MEDEIROS, Marcelo. Histórias de vida de meninas com experiência pregressa. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, GO, v. 8, n. 1, p. 119-27, 2006. Disponível em: <http://www.fen.ufg.br/revista/revista8_1/original_15.htm>.