Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1390
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educomunicação-Tensões e aproximações nos discursos e práticas de professores e alunos
Título(s) alternativo(s): Éducommunication. Les tensions et approximations dans les discous et pratiques du professeurs et des élèves
Autor: KRAN, Riva Blanche
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/0088635561917252
Primeiro orientador: ROCHA, Maria Elisa França
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/7229953892410896
Resumo: Os meios de comunicação, suas produções culturais e as chamadas tecnologias da informação e comunicação estão presentes de forma cada vez mais intensa na vida de jovens de todas as classes sociais. Esta pesquisa investiga a forma como a escola tem respondido às demandas destes jovens, que desenvolvem com extrema agilidade e velocidade novas habilidades comunicacionais, formas de interação, de compreender e se expressar para o mundo. Neste cenário, a figura do professor torna-se um elemento importante nas possibilidades que a escola pode desenvolver. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, centrada nas entrevistas semi-estruturadas feitas com alunos e professores dinamizadores dos laboratórios de rádio, vídeo e internet de duas escolas públicas estaduais de Goiás. A Análise de Conteúdo compôs o referencial teórico-metodológico, que em conjunto com o conceito da Educomunicação, orientam o olhar desta pesquisa sobre a escola, suas experiências e a influência que as tecnologias da informação e da comunicação exercem na atualidade. É a partir do encontro dos ditos destes dois sujeitos, professores e alunos, em relação a uma mudança que se opera no espaço educativo - a introdução de tecnologias da informação e da comunicação que esta pesquisa pretende compreender a forma como a escola tem reagido e se adaptado a esta realidade.
Abstract: Les médias, leurs productions culturelles et les technologies d'information et communication sont presentes d'une façon de plus en plus intense dans la vie des jeunes de toutes les classes sociaux. Cette recherche met en question la manière comme l'école répond aux demandes des ces jeunes qui développent avec beaucoup de facilité et vitesse les nouvelles compétences pour la communication, les formes d'interaction, de comprendre et s'exprimer pour le monde. Dans ce cadre, la figure du professeur devient un élément très important dans les possibilités que l'école peut développer. Il s'agit d'une recherche qualitative de caractère exploratoire, basée sur les entretiens demi-structurés faits avec les élèves et les professeurs qui travaillent dans les laboratoires de radio, télévision, et l'Internet de deux écoles publiques de Goiás. L'analyse de contennu et le concept d'Éducommunication ont fait partie du référentiel théorique et ils orientent le regard de cette recherche sur l'école, ses expériences et l'influence que les technologies de l'information et de la communication exercent sur l'actualité. C'est à partir du rendez-vous de ce que les professeurs et les étudiants ont dit sur le changement qui se produit dans l'espace pédagogique l'introduction des technologies de l'information et de la communication que cette recherche veut comprendre la façon comment l'école réagit et s'adapte à cette réalité.
Palavras-chave: Educomunicação
Tecnologias da Informação e Comunicação
Práticas
Professor
Aluno
Éducommunication
Pratiques
Professeur
Élevé
1. Educomunicação 2. Tecnologia da Informação e Comunicação 3. Práticas 4. Professor 5. Aluno
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Mestrado em Comunicação
Citação: KRAN, Riva Blanche. Éducommunication. Les tensions et approximations dans les discous et pratiques du professeurs et des élèves. 2010. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1390
Data de defesa: 1-Jun-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (FIC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Riva Blanche Kran.pdf806,19 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.