Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1391
Tipo do documento: Dissertação
Título: Programas femininos na TV: cidadania e consumo
Título(s) alternativo(s): TV Show for women: citizenship and consumption
Autor: NORMANDO, Jullena Santos de Alencar
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/5486988711528611
Primeiro orientador: TEMER, Ana Carolina Rocha Pessoa
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/2424054335258827
Resumo: Esta pesquisa se situa conceitualmente na sociedade de consumo, marcada pela presença a mídia de massa na construção das relações sociais e do imaginário dos indivíduos. Fundamenta-se no princípio de que o apelo ao consumo acontece para com todos aqueles que são sujeitos às mensagens dos meios de comunicação, ou seja, a praticamente todos os cidadãos. Nesta sociedade, os vínculos com partidos políticos, movimentos de classe, sindicatos e demais ações sociais não bastam para responder às reivindicações e representações dos cidadãos. O direito ao consumo também é conclamado por aqueles inseridos neste contexto, em que consumir parece ser uma relação de direitos e deveres do cidadão. O trabalho discute o processo de construção do consumo como elemento da cidadania. Apresentamos um estudo quantitativo e qualitativo do programa Mais Você exibido durante o ano de 2009 que buscou identificar como o consumo é apresentado.
Abstract: This research paper is conceptually based on the consumer society, attended by the mass media in building social relationships and the imagination of individuals. It is centered on the principle that the appeal to the consumption happens to all those who can obtain messages from the media, i.e., mostly all citizens. In this society, the links with political parties, unions and other social actions are not enough to respond to citizens' claims and requirements. The right to consumption is also requested by those included in this context in which consuming seems to be a matter of rights and duties of citizens. Our study carries out the construction process of consumption as part of citizenship. We present a quantitative and qualitative study of the TV show, Mais Você, during the year 2009 which aimed to identify how consumption is presented.
Palavras-chave: Cidadania
Comunicação
Consumo
Programas femininos
Mais Você
Citizenship
Communication
Consumption
Mais Você
Comunicação de massa - relações sociais; Comunicação de massa - mídia e consumo; Comunicação de massa - mídia e cidadania; Gênero - programas femininos na televisão; Rede Globo - programa Mais Você
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Mestrado em Comunicação
Citação: NORMANDO, Jullena Santos de Alencar. TV Show for women: citizenship and consumption. 2010. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1391
Data de defesa: 31-Mai-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (FIC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jullena S de A Normando.pdf1,23 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.