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Tipo do documento: Dissertação
Título: Comunicação e cidadania: a pesquisa qualitativa como mediação do conhecimento nos sistemas eleitorais
Título(s) alternativo(s): ommunication and Citizenship: The Qualitative Research as a Citizen Mediation of Knowledge into Election Systems
Autor: FREITAS, Mariana Oliveira de
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/0971889062947367
Primeiro orientador: SILVA, Magno Luiz Medeiros da
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/8829860934484429
Primeiro coorientador: FREITAS, Luiz Antonio Signates
Currículo Lattes do primeiro coorientador: http://lattes.cnpq.br/0464596762919932
Resumo: Propõe uma investigação sobre a possibilidade de utilização de pesquisas qualitativas inseridas em contexto eleitoral como uma fonte de informação e/ou um sistema de mediação de interesses de campanha e demandas da sociedade em um município do interior do Estado de Goiás. Também investiga o uso dessa ferramenta na construção e/ou transformação de imagem pública de agentes políticos. Parte-se do pressuposto de que a relação entre uma pesquisa de marketing político e a cidadania não se dê de forma direta, mas que, pelo contrário, exista uma série de processos e elementos transversais que envolvem tanto a esfera da produção, como da recepção e da circulação de idéias originadas na pesquisa. Para a coleta de dados da pesquisa empírica, se utiliza entrevistas em profundidade semi-estruturadas. Investiga, portanto, como a realização de pesquisa qualitativa em contexto eleitoral pode servir para além dos interesses eleitoreiros do contratante, como mediação cidadã do conhecimento nos sistemas eleitorais, utilizando como estudo de caso, Catalão. Foram elaborados eixos teóricos e metodológicos para auxiliarem na interpretação do material proveniente de pesquisa empírica, expondo hipóteses heurísticas e questionamentos ao objeto, e não teorias explicativas do mesmo. Apresenta, após o tensionamento do objeto com a teoria, os conceitos de micro-esferas públicas em contexto social de pesquisa; de sistema cíclico de agendamento e; de imagem pública em movimento.
Abstract: It proposes an investigation about the possibility of uses of qualitative researches inserted in electoral context as an information source and/or a system of mediation of campaign interests and social demands in a city of Goiás state. It estimates that the relation between a research related to political marketing and citizenship doesn`t exist in a direct way, but, on the opposite, there are several processes and transversal elements that involve the spheres of production, reception and circulation of ideas originated on the research. For the data collection from the empirical research, it uses depth and half-structuralized interviews. It investigates, therefore, how the application of qualitative research in electoral context may serve for beyond the personal interests of the contractor, as a citizen mediation of knowledge into election systems, using Catalão as case to be studied. Some theoretical and methodological perspectives were elaborated to assist on the interpretation of the material collected on the empirical research, exposing heuristic hypotheses and questions to be done to the object, instead of explicative theories about it. After questioning the object, it presents the concepts of micro-public spheres in social context of research; of cyclic agenda system and; of in motion public image.
Palavras-chave: Pesquisa Qualitativa
Mediação
Cidadania
Qualitative Research
Mediation
Citizenship
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Mestrado em Comunicação
Citação: FREITAS, Mariana Oliveira de. ommunication and Citizenship: The Qualitative Research as a Citizen Mediation of Knowledge into Election Systems. 2010. 356 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1392
Data de defesa: 17-Set-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (FIC)

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