Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1397
Tipo do documento: Dissertação
Título: Viver a vida consumindo: a telenovela como vitrine de uma sociedade de consumo em pleno horário nobre
Título(s) alternativo(s): Living the life consuming: the telenovela as a showcase for a consumer society in the middle of prime time
Autor: MARTINS, Viviane Sales
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/1234293998594411
Primeiro orientador: SANTOS, Goiamérico Felício Carneiro dos
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/4360025460772301
Resumo: A partir da contextualização de uma sociedade influenciada pela cultura da mídia e do consumo, realiza-se uma pesquisa qualitativa com o intuito de estudar como a telenovela brasileira exerce papel importante em um contexto em que os meios de comunicação, com destaque para a televisão, pautam os temas discutidos e influenciam os comportamentos adotados pelo público. O embasamento metodológico encontra-se na análise do discurso (AD) e na análise semiótica de imagens. Ao se aplicar a técnica de AD no estudo da mídia, ressalta-se a relevância de se relacionar construções linguísticas com o processo comunicacional carregado de construções ideológicas. Com a análise semiótica, considera-se a narrativa simbólica presente nos elementos analisados de alguns capítulos da telenovela Viver a Vida, exibida pela Rede Globo, de setembro de 2009 a maio de 2010. Tem-se, assim, um recorte contemporâneo da amostra, priorizando a pesquisa acerca de uma temática que envolve questões definidoras da atualidade como: pós-modernidade; o tripé da sociedade do século XXI de consumo, espetacular e midiática; a presença da televisão no contexto de produção da cultura de massa e a influência da telenovela brasileira.
Abstract: Starting from the contextualization of a society influenced by media and consumption culture, it's made a qualitative research with the intention of studying how Brazilian soap opera plays an important role in a context in that the media, with prominence of television, rules the discussed themes and influence the behaviors adopted by the public. The methodological basement is on the speech analysis and in images semiotics analysis. When applying this technique in media study, the relevance is pointed out of linking linguistic constructions with the communicational process loaded of ideological constructions. With semiotics analysis, it is considered the symbolic narrative present in analyzed elements of some chapters of Viver a Vida , exhibited by TV Globo, from September 2009 to May 2010. It's got a contemporary cutting of the sample, prioritizing the research concerning an thematic that involves defining subjects of present as: post modernity; the tripod of century XXI society - of consumption, spectacular and media's; the presence of television in context of mass culture's production and the Brazilian soap opera's influence.
Palavras-chave: Consumo
Cultura da Mídia
Televisão
Telenovela
Consumption
Media Culture
Television
Soap Opera
A telenovela como vitrine de uma sociedade de consumo em pleno horário nobre; Telenovela; Consumo; Televisão; Cultura da mídia; Comportamento social
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Mestrado em Comunicação
Citação: MARTINS, Viviane Sales. Living the life consuming: the telenovela as a showcase for a consumer society in the middle of prime time. 2011. 197 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1397
Data de defesa: 29-Abr-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (FIC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Viviane Sales Martins.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.