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Tipo do documento: Dissertação
Título: Sites de redes sociais na educação: do entretenimento à formação para a cidadania
Título(s) alternativo(s): Social network sites in education: from entertainment to education for citizenship
Autor: CALAÇA, Gabriella Luccianni Morais Souza
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/1690932894998184
Primeiro orientador: RODRIGUES, Cleide Aparecida Carvalho
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/6665148469537613
Resumo: O número de usuários da Internet aumenta consideravelmente no Brasil. Segundo pesquisas, dentre os sites mais acessados estão as redes sociais, como o Orkut. Mas a exclusão digital ainda é realidade para um terço dos brasileiros. Com o argumento de diminuir a exclusão, preparar os estudantes para o mundo do trabalho e estimular a cidadania, as tecnologias de informação e comunicação vêm sendo implantada nas escolas pelo poder público, mas o foco tem sido tão somente a instalação de laboratórios. Enquanto fora das instituições educativas os sites de redes sociais são usados por alunos e professores para encontrar amigos, comunicar, atualizar perfis e até mesmo para a mobilização cidadã, nelas o acesso a qualquer site de rede social é proibido, sob a justificativa de que essas ferramentas não servem para educar. A principal questão desta pesquisa, portanto, é saber se as redes sociais na Internet podem ser usadas na educação para o estimulo à cidadania. Em busca dessa resposta, foram pesquisados 23 formadores dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE), que são responsáveis pela oferta de cursos de informática para os demais professores da rede estadual de ensino do Estado, conhecendo, portanto, a realidade das escolas públicas goianas no que diz respeito ao uso das redes sociais na sala de aula.
Abstract: The number of Internet users has been increasing considerably in Brazil. According to surveys, social networks, such as Orkut, are among the most frequently accessed sites. However the digital divide still affects one third of the Brazilian population. As an argument to decrease this exclusion from the digital world, to prepare the students for the work environment and develop citizenship awareness, information and communication technologies have been implemented in schools run by the governments. The focus however, has been restricted to providing the physical facilities, in the form of laboratories. While social network sites are being used outside school hours and facilities by students and teachers to meet friends, communicate, update profiles and even to mobilize segments of the population, inside these institutions access to these social network sites is prohibited. The justification is that these tools do not serve educational purposes. The main objective of this survey, therefore, is to find out if the social networks available in the Internet can be used to further educational goals and to develop citizenship. To answer this question 23 tutors at the Núcleos de Tecnologia Educacional NTE (Centers for the use of Technology for Educational Purposes), responsible for offering courses in information technology to other tutors and teachers employed in State-run schools, were interviewed. The aim of the survey, therefore, is to determine the real situation in the public schools in Goiânia, regarding the use of social networks in the classroom.
Palavras-chave: comunicação
educação
sites de redes sociais
cidadania
communication
education
social network sites
citizenship
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Mestrado em Comunicação
Citação: CALAÇA, Gabriella Luccianni Morais Souza. Social network sites in education: from entertainment to education for citizenship. 2011. 191 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1406
Data de defesa: 22-Dez-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (FIC)

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