Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1879
Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação geoecológica do processo de fragmentação dos remanescentes de cerrado na sub-bacia do rio das Garças (MT)
Autor: SIQUEIRA, Mariana Nascimento
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/1551688792240567
Primeiro orientador: CASTRO, Selma Simões de
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/4460827622247417
Resumo: Analisar os processos de fragmentação nos ecossistemas brasileiros através da abordagem geográfica da ecologia da paisagem demanda, prioritariamente, a utilização do sensoriamento remoto para geração dos dados espaciais de cobertura vegetal e de ocupação do solo, conhecidos como estrutura da paisagem. A sub-bacia hidrográfica do Rio das Garças, integrante da Alta Bacia do Rio Araguaia, em trabalhos anteriores, apresentou os menores índices de fragmentação e degradação em relação às demais subbacias. Por esse motivo, foi realizada análise detalhada da sua estrutura da paisagem através de imagens de satélite (LANDSAT-TM) e de índices descritores da paisagem, adotando uma comparação espacial em sucessão histórica dos anos de 1985, 1995, 2005 e 2010. Adotou-se o software FRAGSTATS, em função de sua complexidade e em consideração à diversidade e capacidade para desenvolver estimativas métricas dos polígonos que representavam os remanescentes do Cerrado e, portanto, auxiliar nas avaliações do estado de fragmentação da vegetação da área. Conclui-se que a sub-bacia estudada apresentou índice crescente de antropização no período, avançando sobre as áreas de vegetação natural, inclusive em áreas legalmente protegidas. Apesar disso, constatou-se que a formação savânica ainda é mais representativa do que as atividades antrópicas, porém, com o aumento da fragmentação muitos remanescentes tendem à homogeneidade e ficam sujeitos aos efeitos de borda. Para sua conservação é necessário reverter essa situação por meio do aumento da fiscalização ambiental, implantação de políticas públicas de conservação, preservação e uso sustentável, além de recuperação das áreas legalmente protegidas.
Palavras-chave: ecologia de paisagem
cerrado
fragmentação
software fragstats
remanescentes
uso antrópico
conservação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Mestrado em Geografia
Citação: SIQUEIRA, Mariana Nascimento. Avaliação geoecológica do processo de fragmentação dos remanescentes de cerrado na sub-bacia do rio das Garças (MT). 2012. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1879
Data de defesa: 28-Fev-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (IESA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Mariana_N_Siqueira - pre textuais.pdf153,3 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.