Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2762
Tipo do documento: Dissertação
Título: Escolas flutuante sujeitos transaprendentes
Título(s) alternativo(s): Floating Schools, Trans Learners Subjects
Autor: GUIMARÃES, Alexandre José
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/7394897517329183
Primeiro orientador: GUIMARÃES, Leda Maria de Barros
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/1491866271915819
Resumo: Este trabalho tem como campo de pesquisa o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Licenciatura em Artes Visuais Modalidade a Distância (FAV-EaD), da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da UFG. Consta de uma experiência etnográfica denominada etnografia virtual e seu foco é a representação do trabalho docente no AVA, cuja performance profissional está diretamente ligada ao tutor. Nesse sentido, esta pesquisa também teve um caráter autoetnográfico, pois construí relatos de minhas experiências como tutor no AVA, imersas em outras questões que envolvem: a) deslocamentos e encontros entre o professor e o designer gráfico; b) revisão de minha experiência docente e ressignificações do arte/educar; c) análise de posições dos sujeitos que realizam o trabalho docente no ambiente virtual de aprendizagem.
Abstract: The Virtual Learning Environment (VLE) of the School of Visual Arts Distance Education (FAV-EaD) is the search field of this work. It consists an ethnographic experience called virtual ethnography and its focus is the representation of teaching in the VLE, whose job performance is directly linked to the tutor. Thus, this research also had a character self-ethnographic therefore I build reports of my experiences as a tutor at VLE, immersed in other matters involving: a) displacements and encounters between the teacher and the graphic designer, b) review of my teaching experience and remeaning to the Art Education, c) analysis of subject´s positions of the teaching´s actors at VLE.
Palavras-chave: Representação docente
Artes visuais
Ambiente virtual de aprendizagem
Etnografia virtual.
Teaching representation
Visual arts
Virtual Environment of Learning
Virtual ethnography.
1.Artes Visuais- Representação docente 2. Artes Visuais - Licenciatura 3. Ambiente Virtual- Aprendizagem
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Processos e Sistemas Visuais, Educação e Visualidade
Programa: Mestrado em Cultura Visual
Citação: GUIMARÃES, Alexandre José. Floating Schools, Trans Learners Subjects. 2011. 183 f. Dissertação (Mestrado em Processos e Sistemas Visuais, Educação e Visualidade) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2762
Data de defesa: 13-Abr-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Arte e Cultura Visual (FAV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_alexandre_guimaraes_2011.pdf1,41 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.